O encontro está sendo realizado em Foz do Iguaçu e tem como objetivo aprofundar conhecimentos e alinhar práticas pedagógicas por meio de oficinas, palestras e troca de experiências. O evento teve início nesta segunda-feira (13) e termina na sexta-feira (17).
Cerca de 1.100 diretores e monitores militares que atuam nos 312 Colégios Cívico-Militares do Paraná participam nesta semana do Seminário Diretores e Monitores CCM, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) em Foz do Iguaçu, na região Oeste.
O encontro está sendo realizado em Foz do Iguaçu e tem como objetivo aprofundar conhecimentos e alinhar práticas pedagógicas por meio de oficinas, palestras e troca de experiências. O evento teve início nesta segunda-feira (13) e termina na sexta-feira (17).
Azemir Müller, diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques, no município de Turvo, no Centro-Sul do Paraná, está entre os participantes do primeiro grupo. O docente considera o Seminário um suporte ao trabalho desenvolvido na instituição. “Conseguimos avançar no processo de aprendizagem dos nossos alunos a partir das oficinas, com os estudos de casos, que trazem in loco o que acontece dentro das escolas, e que podem servir de modelo para a nossa instituição”, disse.
Para Ademir Schupchek Maciel, professor da rede estadual há 15 anos, três dos quais trabalhando como monitor do Colégio Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques, em Turvo, o encontro trouxe luz à diversas situações do dia a dia dentro da escola.
“Saio daqui mais preparado e agregando valor ao modelo, a partir da definição de estratégias metodológicas de organização do trabalho dentro da escola para trazer ainda mais qualidade para a educação. Esse alinhamento será fundamental porque percebo como os alunos admiram nosso trabalho e querem nossa presença e nossa ação efetiva”, destacou.
Do mesmo grupo de Azemir participam diretores e monitores de colégios de outros 21 Núcleos Regionais de Educação (NREs): Campo Mourão; Cianorte; Cornélio Procópio; Dois Vizinhos; Francisco Beltrão; Goioerê; Ibaiti; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Laranjeiras do Sul; Loanda; Londrina; Maringá; Paranavaí; Pato Branco; Pitanga; Telêmaco Borba; União da Vitória; Wenceslau Braz; e Guarapuava, ao qual pertence o município de Turvo.
A formação tem característica participativa, com momentos de reflexão, discussão e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta dos profissionais envolvidos na gestão dos Colégios Cívico-Militares. “O nosso objetivo é justamente proporcionar aos participantes esse conhecimento aprofundado do dia a dia dos Colégios Cívico-Militares e tirar todas as dúvidas com a equipe da Secretaria”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Entre os focos da programação está a abordagem da perspectiva integral do estudante enquanto cidadão em formação. “Nós queremos que nossos professores desenvolvam um bom trabalho em sala de aula e, consequentemente, melhorem a qualidade do ensino”, ressalta o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfábio Oliveira dos Santos. “Também falamos sobre a importância da gestão do tempo e repassamos o manual do modelo que os monitores precisam conhecer profundamente para definir as rotinas de acompanhamento dentro das escolas”.
GRUPO 2 – Entre 15 e 17 de maio, o mesmo conteúdo será repassado aos integrantes do grupo 2, formado pelos NREs de Apucarana; Área Metropolitana Norte; Área Metropolitana Sul; Assis Chateaubriand; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Paranaguá; Ponta Grossa; Toledo; e Umuarama.
MODELO – A educação cívico-militar combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar. As escolas desse modelo foram instituídas no Paraná em 2020. A partir de 2024, o Estado passou a contar com 312 escolas na modalidade. Destas, 106 aderiram ao modelo a partir de consultas públicas feitas com a comunidade entre novembro e dezembro de 2023. Além destas, mais 12 escolas que funcionavam sob o modelo PECIM (de gestão federal) também passaram a integrar os CCMs.
AEN