Ação contou com orientações, tratamentos e entrega de kits de higiene bucal
Nesta quarta-feira (8), Campo Mourão se uniu a outras cidades do país para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos. A ação faz parte do “Dia D do Mais Saúde Bucal”, iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação marcaram a data com uma ação especial na Escola Municipal Professor Nicon Kopko, localizada no Jardim Modelo.
A atividade, que contou com a participação de dentistas, auxiliares e acadêmicos do curso de Odontologia, teve como objetivo promover mais saúde bucal a cerca de 230 alunos e mostrar a importância dos cuidados básicos.
As dinâmicas incluíram palestras, demonstração prática de escovação correta, aplicação de flúor, realização de exames de CPOD (Cárie, Perda, Obturação, Dente) e tratamento restaurador atraumático (técnica baseada no conceito de mínima intervenção). Os casos que não puderam ser cuidados no local foram encaminhados para tratamento específico. Os alunos também receberam kits de higiene bucal.
A gerente da Atenção Básica, Suelen Lima, ressaltou que as atividades fortaleceram os serviços que já são realizados de forma contínua no município. “Já trabalhamos de forma rotineira em 59 escolas que estão cadastradas no Programa Saúde na Escola. Atuamos com uma equipe de dentistas, desenvolvendo um trabalho de educação e prevenção. Essa movimentação é necessária para gerar visibilidade à importância desse trabalho, que proporciona bem-estar e saúde bucal para alunos da rede de ensino e que também acaba refletindo nas famílias”, explica Suelen.
Manoel da Fonseca Rodrigues, dentista do município e professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Integrado, explica que a parceria entre a instituição de ensino e o município proporciona a união do ensino, extensão, pesquisa e a assistência ao usuário do SUS. “É um momento muito interessante de troca entre comunidade, prefeitura e instituição de ensino. É uma forma de diminuir o gargalo que o sistema historicamente tem no país inteiro”, destaca Rodrigues.