[the_ad_group id="3495"]

‘Perdi meu nariz após ser atingido por fogos de artifício’: jovem sonha com cirurgia facial

Com humor e irreverência o jovem de apenas 29 conta a história dele nas redes sociais ao mostrar seu nariz desfigurado ao ser atingido por fogos de artifício

Samuel Rodrigues, de 29 anos, passa por uma história que tem intrigado os internautas. O incidente aconteceu em 2012, mas voltou à tona nos últimos dias.

Na época dos fatos, Samuel tinha apenas 19 anos e vivia um período que considera um dos melhores de sua vida. Ele trabalhava como técnico de iluminação e tinha a promessa de ser promovido em sua empresa.

Tudo começou na noite de 17 de novembro daquele ano, enquanto ele trabalhava em um festival de música em Goiás e sofreu o grave acidente.

Ele foi atingido por um fogo de artifício. “Ficou um buraco em quase todo o meu rosto”, diz o rapaz, hoje com 29 anos. Ele foi levado às pressas ao hospital, passou por cirurgia e ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Homem começou a namorar e casou após o acidente – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND

Depois de um mês internado, Samuel se recuperou e, em casa, passou a conviver com sua nova aparência, de um rosto que levava consigo traços do acidente.

O futuro do homem com o nariz atingido por fogos de artifício

Neste meio tempo, o homem se casou, se tornou pai e recomeçou a sua vida. No entanto, um fato o impedia de viver uma vida comum: a vontade de se esconder por conta da aparência.

Rodrigues pretende passar por novos procedimentos para reconstrução facial, porém afirma que o desejo atualmente é também motivado por questões funcionais no rosto, como a respiração, e não mais por questões estéticas.

O perigo dos fogos de artifício

Conforme dados da SBCM( Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), uma a cada 10 pessoas que se acidentam em virtude do uso de fogos de artifício acaba tendo membros amputados (especialmente dedos).

O dado comprova o perigo da atividade e justifica a orientação do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), que desaconselha a queima de fogos de artifícios pela população em geral.

Além dos casos de amputação, são comuns ocorrências envolvendo queimaduras graves e lacerações nas mãos, braços e rosto.

A corporação recomenda que a população deixe os fogos de artifício para os profissionais.

A maneira mais segura de aproveitar os fogos é assistir a uma queima pública, conduzida por pessoas treinadas; e- Pessoas leigas e, principalmente, as crianças nunca devem tocar ou recolher, depois de qualquer apresentação os fogos que restarem. Estes ainda podem estar ativos.

Fogos de artifício podem ser perigosos, alertam bombeiros – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Caso apesar da advertência você ainda insista em utilizar fogos de artifício, leia algumas instruções de segurança:

– Lembre-se: é uma atividade de risco. A possibilidade de um acidente grave existe e você está se submetendo a ela por vontade própria,

Use somente produtos de qualidade reconhecida e siga exatamente as instruções do fabricante que constam na embalagem.

Se estas informações não estiverem claras, há indícios do produto ser clandestino o que aumenta o risco de acidente,

  • Não manuseie após ingerir bebidas alcoólicas e, se possível, não permita que alguém nessas condições o faça,
  • Não solte fogos em lugares fechados, perto de hospitais, sob copas de árvores ou na proximidade das linhas de transmissão de energia elétrica. Prefira locais amplos, longe de edificações e vegetação,
  • A distância para explodir os fogos com segurança é de, no mínimo, 30 a 50 metros. Mantenha as pessoas afastadas,
  • Não aponte para ambiente com pessoas,
  • Mantenha fora do alcance de crianças,
  • Se os fogos não estourarem, não tentar reaproveitá-los,
  • Mantenha um recipiente com água próximo do local para o caso de uma emergência, e
  • Quando mais pólvora, maior é a periculosidade e potência do artefato. Atente para esta condição quando for armazenar ou manuseá-lo.
  • E, por último, antes de ignorar quaisquer das orientações acima, pense nas consequências de um acidente para você e as pessoas que estima.
  • Em caso de emergência, disque 193!

ND+

Sair da versão mobile