História intriga internautas que querem saber como o emagrecimento aconteceu
Arya Permana, da Indonésia, era conhecido como o “menino mais gordo do mundo”, mas deixou as pessoas boquiabertas após uma transformação de tirar o fôlego. Ele, que chegou a pesar 190 kg, está agora com surpreendentes 87 kg.
O peso atual, menos da metade do anterior, é um marco do que o jovem chama de “grandes mudanças no estilo de vida”.
Antes de emagrecer, segundo a mídia local da Indonésia, Arya fazia cerca de cinco refeições por dia. A dieta consistia em arroz, peixe, carne, sopa de legumes e um tradicional hambúrguer de soja.
De acordo com os pais, a dieta ficou fora do controle em 2014, quando Arya começou a ganhar muito peso.
Na época, ele tinha acabado de completar oito anos. Em dois anos, ele ganhou 70 kg de peso, o que lhe valeu o rótulo de “menino mais gordo do mundo”.
Ainda segundo os pais, o menino chegou ao ponto de ter dificuldade para andar de forma independente e achava difícil ficar em pé por mais de alguns minutos. Isso porque ele ficava sem fôlego facilmente.
As consequências de ser o menino mais gordo do mundo
As coisas ficaram tão ruins que Arya não conseguia nem se alimentar e precisava de ajuda para comer. Foi preciso ainda que a família construísse uma piscina especial fora de sua casa na Indonésia para ajudá-lo a tomar banho, já que ele não conseguia mais tomar banho em chuveiros.
A reviravolta
Em um dia Arya decidiu mudar e começou a seguir um plano de dieta rigoroso e tonificou seu corpo graças à ajuda do famoso personal trainer e fisiculturista Ade Rai.
“Eu apenas o apoio. Ele gosta de esportes. Quando ainda era muito gordo, gostava de futebol”, disse o preparador físico ao jornal indiano Jakarta Post. E continua:
“O tipo de apoio que posso dar a ele é compartilhar com seus pais a importância de manter uma boa dieta e a motivação deles para apoiar Arya. Ele é agora um símbolo de esperança. As pessoas agora dizem: ‘Até Arya pode perder peso, então por que eu não posso?’”, fala.
Além de mudar seus hábitos, Arya também fez uma cirurgia bariátrica para diminuir o tamanho do estômago. Isso o ajudou a enfrentar seu apetite.
Agora com 13 anos, Arya pesa cerca de 87kg e parece uma pessoa totalmente diferente.
Seu pai, Ade Somantri, disse que o tratamento médico, a dieta e a dedicação aos exercícios o ajudaram a transformar sua aparência e sua vida. Ele também passou recentemente por uma cirurgia para remover o excesso de pele.