Foi a sexta edição do projeto Atividades Culturais “Campo Mourão – Cidade Natal”. Prestação de contas foi realizada nesta quinta (4/4)
Utilização de mais de 10 toneladas de equipamentos somente na ambientação de espaços públicos onde aconteceram atrações, aquisição e uso de 12,9 quilômetros de mangueiras de led no Túnel de Luzes, disponibilização de 2.550 cadeiras e arquibancadas com 1.700 lugares para a acomodação do público e a mobilização de 641 pessoas na produção e desenvolvimento do projeto Atividades Culturais “Campo Mourão – Cidade Natal/2023.
Esses foram apenas alguns dos muitos números e informações referentes a mais recente edição do projeto cultural que foram apresentados pela Associação Sou Arte (ASA) em evento de prestação de contas realizado na manhã desta quinta-feira (4/4). Autoridades, lideranças da comunidade, representantes das instituições e empresas parceiras e outros convidados participaram do evento.
O relatório aponta que 103.900 pessoas foram atendidas diretamente pelo projeto. Mais de cinco mil pessoas participaram da apresentação de abertura da programação na praça da Catedral de São José. A chuva chegou a suspender o andamento do evento, que acabou sendo retomado e teve o andamento acelerado para evitar expor ao público a nova pancada de chuva. Um dos pontos altos foi a chegada do Papai Noel em uma plataforma içada por um guindaste de 30 metros de altura, acompanhado por acrobatas aéreos e com a precipitação de neve artificial.
A estimativa é que o tradicional cortejo natalino pela avenida Irmãos Pereira foi assistido por 12 mil pessoas, enquanto a carreata pela cidade tenha sido presenciada por nove mil pessoas. Já a Mostra Cultural, ao longo de cinco dias na praça São José, com 16 atrações, foi assistida por 5.100 pessoas. A ambientação das praças São José (centro), Alvorada (jardim Lar Paraná) e do Japão (jardim Tropical) foi visitada por mais de 70 mil pessoas ao longo de 35 dias.
Investimento
O investimento foi da ordem de R$ 1.593.764,61 (R$ 1.341.932,75 captados através da Lei de Incentivo a Cultura e R$ 251.831,86 de patrocínios diretos). O projeto é uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura. Onze empresas patrocinaram em 2023 a ação: Coamo Agroindustrial Cooperativa, Fertipar Fertilizantes, Hipermercados Condor, Copel, Fomento Paraná, Pro Solus, Beontag, Sanepar, Paraná Supermercados, Unimed Campo Mourão e Grupo Integrado.
A Associação Sou Arte é a executora do projeto, que tem ainda o apoio do Município de Campo Mourão, Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial (Acicam) e do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindiempresarial).
A prestação de contas teve a participação do prefeito Tauillo Tezelli, que em 2017 propôs à Associação Sou Arte o desafio de realizar um projeto para revolucionar as comemorações natalinas na cidade. Também o deputado estadual Douglas Fabrício participou do evento.