Em entrevista exclusiva à CRESCER, Daise Souza revelou que seus quatro filhos nasceram por meio de parto normal
A gravidez de gêmeos já é uma surpresa para a maioria das mães. Imagine se deparar com a notícia de duas gestações gemelares em dois anos. A secretária executiva Daise Souza, de 25 anos, vivenciou essa experiência raríssima. Em 26 de abril de 2021, ela deu à luz os pequenos Alexandre e Antônio e, neste ano, a família ganhou novos integrantes: os gêmeos Maria Luiza e José Augusto, que nasceram em 13 de março.
No entanto, a moradora de Presidente Prudente (SP) não se surpreendeu apenas com a gestação de gêmeos, mas também com a própria possibilidade de engravidar. “Não esperava nem a primeira gestação, achava que nem poderia ter filhos. Tive um relacionamento de muitos anos e nada de engravidar, então, achava que nem poderia ter filhos e estava tranquila. Quando, de repente, [engravidei de] gêmeos e, depois de dois anos, gêmeos de novo!”, compartilhou Daise.
Após a notícia da primeira gravidez, a mãe até esperava gêmeos, pois já havia casos na família, e brincava sobre a situação com as amigas. No entanto, na segunda vez, ficou bem surpresa. “Achávamos que não tinha possibilidade, porém, não descartamos. No dia do exame de ultrassom, a médica falou que eram dois de novo, nem ela estava acreditando, porque foi a mesma que acompanhou a primeira gestação. Ela achava que, dessa vez, ia ter que fazer cirurgia, mas não fiz. Os dois partos foram normal”. Segundo os médicos, Daise ovula mais que o comum, desse modo, as duas gestações foram de gêmeos bivitelinos. “ É um caso raro mesmo, gêmeos já são raros, duas vezes, então, é ainda mais. O médico até brincou que na próxima iriam vir três por causa da minha ovulação. Já estou quase formando um time de futebol”.
Em relação às gestações, Daise contou que vivenciou experiências diferentes. Na primeira gravidez, ela enfrentou algumas complicações, como sangramentos, que foram controlados com tratamentos e muitas idas ao hospital. Ao longo desse período, a jovem ainda passou por momentos de estresse, mal-estar e dificuldades físicas do corpo para se adaptar aos dois bebês. Mesmo diante das problemas, os filhos da secretaria executiva nasceram bem, com 36 semanas e quatro dias. Já na segunda gestação, a situação foi mais tranquila. Daise não passou tão mal e os bebês nasceram com 32 semanas e cinco dias após um parto tranquilo.
Embora a gestação gemelar seja um momento desafiador, Daise citou que uma das suas principais preocupações era, na verdade, com relação à rotina após o parto, tendo duas e, depois, quatro crianças em casa, mas ela acabou se surpreendendo. “Achei que por serem dois seria mais difícil, mas não! Eles fazem tudo juntos, o que um quer, o outro quer. Tomam banho, dormem e acordam juntos, então, o que faço com um, faço com dois. No começo, achei que ia ser muito difícil, que ia ter aquela intercalação. Nem me assusto tanto por ter gêmeos. Eles são muito tranquilos. Os mais novos, também, dormem a noite toda”.
No dia a dia, os pais de ambas as duplas de gêmeos também estão muito presentes na criação dos filhos. Além disso, a jovem conta com sua rede de apoio formada por sua mãe e pelos avós paternos das crianças. Mesmo com quatro crianças em casa, a secretária executiva vem vivenciando um momento mais tranquilo. “Eles estão em uma fase que não dão muito trabalho. Os dois de dois anos precisam de mais atenção, os pequenos ainda são fáceis. Agora, vamos ver quando eles estiverem maiores, com um aninho, quando começarem a engatinhar, andar e brincar”.
Daise também contou que Antônio e Alexandre reagiram bem às novidades na família. “Sempre fui de conversar com eles, explicar que estava grávida, que viriam mais dois irmãos. Eles já ficavam falando com a barriga. Quando eles conheceram os irmãos, ficaram muito alegres. Hoje em dia, eles ficam me mostrando os bebês, mas não ficam em cima, não ficam com ciúmes, são bem tranquilos”, finalizou.