Abandonados em uma estrada de terra, três cachorrinhos conseguiram finalmente pedir ajuda.
Esta história começou há alguns meses e, se não teve um início positivo, um anjo de guarda conseguiu mudar o roteiro e encaminhar um “final feliz”. Três cãezinhos filhotes foram abandonados em um depósito de lixo ilegal – um lixão – à beira de uma estrada de terra. Desnorteados, eles não sabiam o que fazer, mas conseguiram criar coragem e pedir ajuda.
O abandono deve ter ocorrido ainda durante a amamentação, porque os três peludinhos foram encontrados famintos, confusos e muito sujos. Moradores da região – uma zona rural próxima a Lagoa da Prata, cidade no centro-oeste de Minas Gerais, a pouco mais de 200 km de Belo Horizonte – encontraram os cãezinhos e deram o alarme.
Abandono e resgate
Uma ativista dos direitos dos animais foi chamada para fazer o encaminhamento dos três cachorrinhos. Eles estavam escondidos entre os itens descartados no lixão, mas perceberam o movimento na estrada de terra. Apesar do medo, eles compreenderam que precisavam fazer alguma coisa para serem notados.
Não se sabe por quanto tempo os animais ficaram no lixão à beira da estrada. É provável que eles tenham sido descartados por um tutor negligente, que não esterilizou a mãe dos cãezinhos e, ao ver a ninhada, simplesmente resolveu livrar-se do incômodo.
Pesquisando na redes sociais, um morador da região acionou a primeira possibilidade de ajuda que encontrou: Josiane Lúcia de Almeida da Silva, que, apesar de jovem, já tem um portfólio de resgates e encaminhamento de cães e gato abandonados. A ativista registra as atividades no Instagram, no perfil @josianealmeidaprotetora.
Josiane resolveu conferir a situação e foi até o local indicado. Ali, na periferia de Lagoa da Prata, ela conseguiu encontrar os cachorrinhos: três vidas frágeis, que tinham de ser salvas com urgência: eles precisavam de alimento e agasalho.
O acesso ao local era difícil: quem abandonou os cachorrinhos sabia que dificilmente eles seriam encontrados – em pouco tempo, estariam mortos de inanição. Mas Josiane embrenhou-se pelo lixão e os animais se encheram de coragem, dando os primeiros sinais tímidos.
Muito receosos, os três cãezinhos foram surgindo entre o lixo espalhado no local. Apesar do pavor experimentado nas últimas horas ou dias, eles sabiam que precisavam chamar atenção de alguém – e a tarefa era urgente.
Josiane levou algum tempo até conseguir fazer os peludinhos se aproximarem. Eles exibiam um misto de alívio e desconfiança, mas, pouco a pouco, começaram a aceitar os carinhos e petiscos que a protetora de animais tinha levado para atraí-los.
A jovem pegou os três filhotes e os levou para casa. Os cachorrinhos eram tão imaturos que tiveram de ser alimentados com mamadeiras de leite de vaca nos primeiros dias, para substituir o aleitamento materno. Dias depois, com os animais limpos, alimentados e muito mais seguros, chegou o momento de decidir o que fazer com eles.
A reabilitação
Josiane procurou o apoio de uma amiga que poderia fazer a diferença: a veterinária Clarissa Castro Braga, que tem uma clínica na região central de Lagoa da Prata. A avaliação clínica revelou que o peludinhos estavam se desenvolvendo adequadamente, tinham ganhado peso nos dias anteriores e não corriam nenhum risco iminente. A médica também aplicou as primeiras doses de vacinas e aplicou vermífugos no trio sobrevivente. Clarissa também substituiu o leite de vaca por fórmulas especiais para filhotes de cachorros.
Nesse período crítico, em que os cachorrinhos precisavam receber mamadeiras e cuidados especiais, eles permaneceram na casa de Josiane, com a supervisão da médica, que fez questão de acompanhar as primeiras semanas de vida dos peludos jogados no lixo.
Por fim, com os três cachorrinhos desmamados e prontos para seguir em frente, a veterinária Clarissa incluiu-os em uma feirinha de adoção, que ela organiza de tempos em tempos, quando há animais reabilitados que podem encontrar novas famílias.
Entre os animais disponíveis, os três filhotes resgatados por Josiane estavam entre os primeiros a encontrar candidatos a pais adotivos. Contribuiu o fato de serem de pequeno porte. Além disso, eles exibem pelagem caramelo, que está se tornando uma unanimidade entre os vira-latas brasileiros.
Três seres tiveram oportunidade de um recomeço, graças às atitudes da resgatadora e dos cuidados gratuitos da veterinária. Clarissa e Josiane são as heroínas desta história, mas o mais importante é que elas fazem isso de forma cotidiana, sem perceber o bem que espalham por onde passam.
@josianealmeidaprotetora Tenho certeza que o ser homens vai pagar por cada maldade que fizer aos animais! Nada passa batido! Sigam meu Instagram: @josianealmeidaprotetora #animals #protecaoanimal #dog #maustratos #resgateanimal #cachorros #maustratos ♬ som original – josianealmeidaprotetora
O vídeo do resgate efetuado por Josiane é emocionante e merece ser visto e revisto muitas vezes: as imagens nos fazem voltar a confiar na bondade humana. O melhor da história é que os três cachorrinhos estão abrigados, seguros e fazendo todos os membros das famílias ainda mais felizes. Adotar um animal abandonado é um gesto de carinho e solidariedade, mas traz recompensas imediatas para os novos tutores.