Atendimentos ao público estarão funcionando somente os serviços considerados essenciais.
Celebrado nesta quarta-feira, dia 1º de maio, o dia do trabalho ou do trabalhador é uma data que remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores nos Estados Unidos em Chicago no final do século 19.
Neste ano, por ser no meio da semana, haverá poucas mudanças em relação aos atendimentos ao público, já que grande parte dos serviços normalmente já não funciona, como agências bancárias, correios, INSS, Fórum e os serviços públicos da administração municipal (com exceção dos essenciais) e estadual. Todos esses serviços retornam normalmente na quinta-feira, dia 2.
O comércio de Campo Mourão, conforme acordo realizado entre sindicato patronal e dos trabalhadores, o dia 1º de maio é um dos feriados do ano em que estabelecimentos não podem funcionar. Portanto, a orientação é fechamento nesta quarta.
Feriado Nacional por determinação de Lei
No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores no começo do século 20, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes. A data foi amplamente explorada durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante. Atualmente, ela é feriado nacional por determinação de uma lei de 2002.