[the_ad_group id="3495"]

11º BPM realiza solenidade alusiva a Tiradentes e em comemoração aos 47 anos da corporação em C. Mourão [fotos]

A bravura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, rendeu a ele o título de patrono das polícias militares do Brasil.

Nesta sexta-feira, dia 19, o 11º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Campo Mourão, celebrou dois eventos: em honra a Tiradentes, patrono das polícias militares e civis brasileiras, e o aniversário de sua fundação.

A Solenidade reuniu autoridades civis e militares, além de membros da comunidade local.

Paralelamente, as comemorações também celebraram o 47º aniversário do 11º BPM, que tem servido à comunidade com dedicação, profissionalismo e comprometimento.

O evento também marcou pela inauguração da nova instalação do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da parte frontal do quartel que conta agora com acessibilidade, proporcionando melhores condições de trabalho para os policiais e maior acessibilidade para todos os cidadãos.

O tenente coronel Willian Silveira, comandante do 11º BPM, aproveitou a celebração para agradecer a todos que contribuíram para as obras de melhoria do quartel, seja através de trabalho, doações ou apoio moral. “Cada contribuição foi inestimável e fundamental para alcançarmos este marco significativo. Juntos, estamos fortalecendo nossa comunidade e proporcionando um ambiente mais seguro e acessível para todos” ressaltou o comandante.

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das policias militares e civis brasileiras, lutou pela Independência do país, em um período em que vivíamos sob o domínio e a exploração de Portugal. Tudo era refletido na opressão fiscal, nos impostos extorsivos, na corrupção e nos desmandos das autoridades lusitanas.

Tiradentes honrou com sua própria vida valores éticos e morais, valores estes inerentes à atividade policial militar. Embora este movimento de libertação não tenha atingido seus ideais, a participação de Tiradentes foi um importante fator na formação da nação brasileira.

Seu exemplo serve de motivação na labuta diária e no cumprimento de das diversas atribuições policiais, tanto na superação de obstáculos, como na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida.

Sair da versão mobile