[the_ad_group id="3495"]

Startup cria solução para comprar e “montar” a casa dos sonhos com a realidade virtual

Empresa de Maringá desenvolveu produto com a utilização de ferramenta de tecnologia para facilitar a compra de imóveis

Visita a decorados, centrais de vendas, imobiliárias, folder por WhatsApp. A ideia é que tudo isso fique no passado com a iniciativa de uma startup de Maringá, no noroeste do Paraná, que desenvolveu uma tecnologia que permitirá ao comprador de um imóvel escolher da planta até a decoração usando óculos de realidade virtual.

“Com o avanço da Inteligência Artificial e com a chegada dos novos óculos de realidade mista, como o Meta Quest 3 e o Apple Vision Pro, a jornada de compra de um imóvel passará por uma transformação nunca antes vista em nossa história”, destaca o CEO da XSpaces, Ricardo Matiello.

A XSpaces vem desenvolvendo a plataforma tecnológica multimodal para construtoras e incorporadoras e a primeira fase da plataforma, com a disponibilização de imóveis para venda por meio de realidade aumentada, deve se iniciar neste primeiro semestre. As outras fases incluem da decoração ao pós-venda.

No modelo proposto, é possível “entrar” no imóvel de interesse, escolher a configuração de planta, texturas, pisos, acabamentos, depois escolher os móveis de qualquer loja e montar em tempo real toda a decoração. No fim, com um clique, o apartamento estará montado e tudo terá acontecido dentro de uma simulação em realidade virtual, mas com a sensação de realmente ter ido ao lugar, que é o que os novos dispositivos trazem em termos de experiência imersiva.

Além disso, quando a construtora ou incorporadora marcar a entrega do imóvel, ele estará exatamente do jeito que foi configurado pelo comprador, seja sozinho, com a ajuda de um arquiteto ou até mesmo de uma Inteligência Artificial.

“Aquele apartamento dos sonhos estará pronto para morar, com todos os móveis, decoração e eletrodomésticos instalados, sem precisar passar por todo o estresse de agendar horário com empresas, gerenciar quem entra e quem sai do empreendimento e em quais horários”, explica Matiello.

Realidade mista

A tecnologia desenvolvida pela startup permitirá ainda que o imóvel escolhido seja interativo e inteligente. Será possível, por exemplo, saber onde poderá ser instalado um ar-condicionado ou fixado um quadro, pois os dispositivos desenvolvidos conseguem atuar como realidade mista, ou seja, conseguem enxergar através das paredes onde existe uma tubulação de gás ou água, onde existe uma canaleta pronta para receber um novo item eletrônico e até mesmo monitorar o consumo de energia em tempo real, pois uma assistente digital vai avisar quando algum eletrodoméstico está com problemas e pode parar a qualquer momento, o que exigiria uma manutenção ou até mesmo troca.

“As reuniões de condomínio também não terão mais a desculpa de o morador não estar na cidade, pois, agora, poderão acontecer em ambiente virtual, onde os moradores poderão testar e escolher entre projetos de melhorias do condomínio, simulando a utilização destes espaços antes mesmo das obras começarem”, comenta Matiello.

Outras possibilidades

Com a tecnologia, será possível ainda, do sofá, ir até estádios de futebol, ao mercado, experimentar uma roupa, tudo por meio dos serviços que serão disponibilizados pela própria construtora ou incorporadora dentro do seu próprio “Ambiente Virtual de Negócios e Entretenimento” instalado nos óculos de realidade mista que o consumidor receberá no momento da compra do imóvel.

“Toda essa tecnologia não impede a pessoa de ir em um shopping, mercado ou evento esportivo, mas para quem quer praticidade e economia de tempo e dinheiro, ter a possibilidade de fazer tudo isso do conforto da sua casa certamente é uma escolha que ganhará cada vez mais adeptos”, destaca Matiello.

A startup quer, ainda, integrar sua plataforma de realidade mista com outras startups que atendem o mercado de consumo, o que permitirá transformar o próprio apartamento em um grande marketplace. É o que explica o CTO da XSpaces, Michel Coleoni.

“Hoje, quando você vai em uma loja de móveis, o vendedor mostra um livro com tecidos e acabamentos, onde você precisa imaginar como ficaria isso em um sofá novo para sua sala. Com nossa tecnologia, você testa quantos sofás quiser, quantos móveis quiser, antes de fazer a compra”, acrescenta Coleoni.

Internacionalização

O head de Novos Negócios da Startup, Marcos Soares, diz que mesmo tendo iniciado as operações no Brasil, a XSpaces se prepara para começar sua jornada no mercado norte-americano, onde houve conversas iniciais com parceiros no Texas, local onde deverão ser iniciadas as operações em 2025. Após isso, a ideia é expandir para outros países. E para poder atingir o mercado internacional, a XSpaces participou do programa de qualificação para exportação, o programa Peiex, da Apex Brasil.

Sobre a startup

A XSpaces nasceu dentro de um ecossistemas de startups apoiado pelo Sebrae/PR, e, além de desenvolver tecnologias em realidade mista e de Inteligência Artificial, participa ativamente da comunidade empreendedora, seja em grupos setoriais ou compartilhando conhecimento com outras startups e empreendedores, pois acredita que a atitude fortalece o bioma de inovação, o que fará com com que, muito em breve, o Brasil atinja um alto nível de excelência em tecnologia, como o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), ou até mesmo como as empresas mais inovadoras da China.

Apoio do Sebrae/PR

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, a instituição tem apoiado o ecossistema de startups e inovação porque impactam no desenvolvimento da economia local.

Kretzmann evidencia o perfil destas startups de base tecnológica, que podem atuar globalmente, gerando localmente riqueza e renda, e que a solução da XSpaces representa uma mudança significativa, pois é uma oportunidade para aqueles que saírem na frente nesta corrida tecnológica no setor de imóveis.

“A capacidade de transformar residências em ambientes altamente tecnológicos, interativos e personalizados, não apenas redefine o valor de um imóvel, mas também eleva as expectativas sobre as demandas dos consumidores, onde o potencial para redefinir este mercado é tão vasto quanto a imaginação humana permitir”, analisa o consultor.

Fonte: Sebrae/PR

Sair da versão mobile