[the_ad_group id="3495"]

Reconhecimento! Cmeg Homenageia Cidália Guimarães Cilião

   Nesta semana, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão (Cmeg) anunciou oficialmente o nome da quinta homenageada no evento “Mulheres que Fizeram e Fazem História”, que vai acontecer em abril próximo. Trata-se de Cidália Guimarães Cilião, imbituvense de nascença e mourãoense de coração.

  A homenageada foi comunicada do reconhecimento público pela entidade empresarial feminina em visita realizada por diretoras das Cmeg/Campo Mourão, lideradas pela presidente Ester de Abreu Piacentini. Será a quarta edição do evento que faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Ainda não foi divulgada a data e local da cerimônia.

   No “Mulheres Que Fizeram e Fazem História/2024” também serão homenageadas: Lídia Camazinha de Sá (advogada e empresária), Márcia Cristina Sant’Ana Sampaio Renisz (da empresa “Reivos”), Tereza Maria Pazini e Assumpta Burtet Domanski (homenagem póstuma). Nos próximos dias serão anunciados os nomes de outras duas homenageadas.

Cidália G. Cilião

   Paranaense de Imbituva, Cidália Guimarães Cilião nasceu no dia 4 de janeiro de 1936. Casou-se no ano de 1960 com Francisco Cilião de Araújo Sobrinho (in memória). O casal teve três filhos: Márcia, Adriane e Adriano. Deles vieram oito netos e nove bisnetos.

   O desejo de estudar e aprender acompanhou a homenageada em toda sua trajetória. A Escola Técnica cursou em Ponta Grossa. Mas essa foi apenas uma das formações que alcançou. Como as mulheres da sua geração, foi a esposa que somava aos afazeres do cotidiano, a dedicação em ajudar o marido nas responsabilidades da fazenda de café.   

   Cidália Cilião ainda encontrava tempo para desempenhar com dedicação o trabalho social junto às famílias dos funcionários da fazenda. Em Campo Mourão, acompanhou o primeiro bispo diocesano, Dom Elizeu Simões Mendes, em inúmeros projetos. Ela tem histórico vasto e impecável em projetos sociais em várias cidades da região. Comandou órgãos públicos da área social e é presidente da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI).

   Junto aos filhos, ela desempenhou árdua missão: de nunca permitir que deixassem de estudar, sempre os incentivando a seguir em frente. Hoje sente-se realizada, com sentimento de dever cumprido. A homenageada da Cmeg compartilha sua memorável história, ainda em curso, na companhia da dedicada neta Natália. “Minha avó significa para mim, amor sem limites. Coragem é a palavra que a define”, acentua a neta.

Evento

   “Mulheres que Fizeram e Fazem História” é uma realização anual da Câmara da Mulher Empreendedora Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região, em parceria com o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac e também o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindiempresarial).

Sair da versão mobile