Neste fim de semana cerca de 1.500 pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), das quais 90% pacientes com sintomas de dengue. Por isso a administração municipal de Campo Mourão vai reforçar e aumentar a estrutura de atendimento.
A partir de quarta-feira (6), será antecipada a volta do funcionamento das UBS Urupês e Tropical (reformadas) como apoio ao atendimento médico e soro a pacientes. Outra medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde é o funcionamento do Pronto Atendimento do Lar Paraná aos sábados e domingos, das 7 às 19 horas, para pacientes com sintomas de dengue.
Em razão do estado de calamidade, o município já havia aumentado o número de médicos, tanto na UPA quanto no PA. “Já solicitamos mais um médico para o PA e à empresa que atende a UPA que acrescente mais um médico também”, disse a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak. Também serão contratados mais dois médicos clínicos geral para atendimento de livre demanda em duas Unidades de Saúde.
AÇÕES – A Vigilância Epidemiológica já contabiliza mais de 1.000 casos confirmados de dengue (contagem a partir de agosto de 2023). Ações de combate a proliferação do mosquito são permanentes por toda a cidade. “Já alertávamos desde o ano passado que se a população não fizer sua parte, as ações do poder público não dão conta”, completa a secretária.
Caminhada ecológica realizada no sábado, no bairro Novo Centro, recolheu 80 sacos de lixo de 100 litros em terrenos baldios e fundos de vale. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal também participaram com roçadas e recolhimento de resíduos com caminhões.