A Procuradoria Geral do município de Campo Mourão iniciou a implementação de soluções baseadas em Inteligência Artificial em suas operações. Este movimento estratégico de inovação tem como objetivo principal potencializar a eficiência, agilidade e qualidade dos serviços prestados pela instituição, diminuindo a sobrecarga de tarefas repetitivas.
Para a procuradora do município, Alessandra Chiroli, é mais um marco significativo no avanço tecnológico do setor público. “Os procuradores poderão dedicar mais tempo a questões estratégicas e de maior complexidade, contribuindo para uma atuação mais eficaz e proativa em prol dos interesses do município”, analisa. A introdução da Inteligência Artificial na Procuradoria permitirá principalmente a automação de processos, identificação de padrões e insights em documentos jurídicos.
A plataforma foi desenvolvida pela startup Advoga IA, fundada pelo empreendedor Rossano Dala Rosa de Campo Mourão. Tem ganhado destaque no cenário nacional ao ser recentemente selecionada em um edital do Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar sua solução de inteligência artificial.
Com sede em Campo Mourão e incubada na Fundação Educere, a Advoga IA tem chamado a atenção pelo seu potencial inovador e impacto positivo no setor jurídico. A startup foi uma das selecionadas no Edital de Contrato Público de Serviço Inovador – CPSI, Campo Mourão Inova Startups em 2023, lançado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, recebendo apoio financeiro do Fundo Municipal de Inovação, gerido pelo Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação.