Obra prevê a restauração de 11,13 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 61,7 milhões. Reforma vai usar a técnica de aplicação de concreto aproveitando a estrutura de asfalto existente, o que dá maior durabilidade à estrada.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (15), em Goioerê, na região Centro-Oeste do Estado, a pedra fundamental da obra de restauração da PR-180 entre o município e Quarto Centenário. O Governo do Estado vai investir R$ 61,7 milhões na revitalização da estrada.
Serão restaurados 11,13 quilômetros de pista com a aplicação de concreto, na técnica conhecida como whitetopping, a mesma adotada na PRC-280, no Sudoeste. Este modelo dá maior vida útil à pista, com uma durabilidade de mais de 20 anos, com melhor custo-benefício, já que o pavimento asfáltico existente é usado como base para a aplicação do concreto.
“Esta rodovia é um entroncamento que liga várias cidades do Estado e várias regiões, conectando o Oeste com o Noroeste. A estrutura dela é antiga, as pistas não dão conta do fluxo de veículos e ela acabou defasada. Faremos uma pavimentação nova, com uma tecnologia que é usada nas principais rodovias do mundo, pensando no longo prazo e no crescimento futuro da região”, afirmou Ratinho Junior.
“A região demandava por uma modernização na pista, pedia uma obra de recapeamento, mas não quisemos fazer uma operação que apenas resolvesse os buracos. Vamos fazer uma nova pista, que vai durar por muitos anos e dar segurança às milhares de pessoas que passam por ela todos os dias”, disse o governador.
OBRA – A aplicação do concreto deve começar a ser feita em maio, com a finalização dos trabalhos de terraplanagem e de readequação dos acostamentos do trecho, que fica entre o km 217, em Goioerê, e o km 228, em Quarto Centenário. A previsão é que a obra completa seja entregue um ano após o início da aplicação. As placas têm 21 centímetros de espessura, o que garante a resistência necessária para o trecho receber um fluxo crescente de caminhões ao longo do trajeto.
“Nós vamos deixar a rodovia mais segura. Além do pavimento em concreto, que dura mais e demanda menos gastos com manutenção, a obra terá alargamento das pistas, acostamentos e retornos. É uma intervenção à altura de Goioerê e Quarto Centenário”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A reforma prevê também o alargamento das pistas para 3,60 metros, incluindo trechos com terceiras faixas. O objetivo é solucionar pontos em que há congestionamento de veículos pesados e ultrapassagens irregulares. Com isso, o tráfego no trecho ficará mais seguro e ágil.
Os acostamentos terão 2,50 metros cada em ambos os lados da rodovia. Nestes locais, as placas de concreto terão 15 centímetros de espessura. Além disso, estão previstas as melhorias nos acessos aos terrenos às margens da estrada, que abrigam cooperativas e indústrias importantes para a região.
A obra ainda terá três interseções de nível no trecho: uma rótula no entroncamento da PR-180 com a Avenida Vicente Carlos, em Goioerê; um retorno na Estrada do Aeroporto; e um acesso com refúgio central na entrada de Quarto Centenário. Além disso, serão instalados dispositivos de drenagem, equipamentos de segurança próximos aos pontos de parada de ônibus e 102 postes com iluminação em LED e rede elétrica de distribuição trifásica.
“Temos às margens da rodovia a Copacol, que é uma das maiores cooperativas do Brasil, além de outros grandes produtores de milho e soja. Além de salvar vidas, está obra vai ajudar no desenvolvimento do setor produtivo de toda a região”, afirmou o prefeito de Goioerê, Betinho Lima.
DURABILIDADE – A técnica de aplicação de concreto nas vias tem sido usada em algumas das principais obras rodoviárias do Estado. Uma artéria importante que vem sendo toda reformada gradativamente com a aplicação de whitetopping é a PRC-280, que liga a região Sudoeste do Estado com o Centro-Sul.
Um trecho de quase 60 quilômetros da rodovia entre Palmas e General Carneiro foi finalizada, fruto de um investimento de R$ 107 milhões, e outro trecho, entre Palmas e Clevelândia, já teve as obras iniciadas, com investimento de R$ 188,2 milhões. A mesma técnica será empregada no prolongamento da rodovia, entre Clevelândia e Pato Branco.
PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e do Planejamento, Guto Silva; o secretário interino do Turismo, Beto Costa; o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti; os deputados estaduais Marcel Micheletto e Adriano José; além de outras autoridades da região.