Neste sábado, dia 16 de março, uma caminhada ecológica marcou o encerramento da campanha “Semana D” de combate à dengue (de 11 a 16 de março), em Campo Mourão. A iniciativa, realizada em todo o estado, teve como objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A campanha, liderada localmente pela primeira-dama Hosana Tezelli, reuniu uma equipe multifacetada composta por agentes de combate à endemias, defesa civil, Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, além de voluntários.
A caminhada, que ocorreu no Jardim Cohapar, bairro com maior índice de infestação pelo mosquito, destacou a importância da conscientização e da ação conjunta para prevenir a propagação da doença. Durante o percurso, os participantes vistoriaram residências, recolheram materiais que pudessem servir de criadouro para o mosquito e deram orientações aos moradores.
“Durante toda a semana, diversas atividades foram realizadas em toda a cidade para informar e mobilizar a comunidade, porque as pessoas precisam entender que só se combate à dengue com prevenção, que consiste na limpeza dos quintais e na eliminação dos criadouros do mosquito” explicou a primeira-dama.
O prefeito Tauillo Tezelli, que acompanhou a ação deste sábado, ressaltou a importância da cooperação de toda a comunidade na luta contra a dengue. “Temos uma preocupação grande em orientar as pessoas, de ver as regiões mais afetadas e convocar a comunidade a fazer sua parte e nos ajudar. Não adianta uma parte da população contribuir e outra não. Esperamos contar com o apoio de todos nesta luta”, destacou o prefeito.
Com a conclusão da campanha, reforça-se o compromisso contínuo de todos os envolvidos em manter a vigilância e adotar práticas preventivas para combater esse grave problema de saúde pública.