[the_ad_group id="3495"]

Veja os 5 melhores alimentos para acabar com o inchaço e a retenção

Alimentos como abacaxi, pepino e beterraba são perfeitos para dar um chega para lá no inchaço; veja lista completa

Os festejos carnavalescos são marcados por quatro dias de muita festa e uma rotina bem atípica. Para os foliões de plantão, a ingestão alcoólica aumenta significativamente durante essa data. Além dos “bons drinques”, soma-se fatores como a alimentação desregrada, sono irregular e, muitas vezes, baixa ingestão hídrica.

Uma das sequelas mais esperadas desse “combo” é a retenção de líquido e o famoso inchaço, que pode vir acompanhado de estufamento, prisão de ventre e outros.

Essa sensação gera desconforto, já que as roupas tendem a apertar mais que o usual, com edemas nos tornozelos e pés.

É importante frisar que nem todo peso ganho se trata de gordura. Grande parte dessa oscilação rápida do peso é motivada pela alteração da quantidade de água no organismo.

O álcool dá uma falsa sensação diurética durante o consumo, porém, posteriormente, a substância estimula o corpo a reter líquido numa tentativa de reidratação. Isso ocorre como mecanismo de compensação, para equilibrar as perdas de líquido estimuladas pela bebida.

Além do fator água, grande parte das pessoas não se hidratam de forma adequada durante a curtição. Com um consumo inferior e a maior transpiração, é esperado que esses fatores potencializem a retenção.

A mudança na alimentação, principalmente com itens de baixa qualidade, pode piorar os sintomas pela maior ingestão de açúcares, gorduras e alimentos com alto teor de sódio, piorando a digestão e o inchaço.

Dessa forma, ao retomar efetivamente a rotina, o ideal é não apelar para dietas restritivas ou medidas extremas. Retomando ou aproveitando para criar novos hábitos, gradativamente o corpo se encarrega de eliminar o excesso de líquido retido.

Veja, abaixo, uma lista com os melhores alimentos contra a retenção:

  • Melão;
  • Melancia;
  • Abacaxi;
  • Pepino;
  • Beterraba.

Em comum, eles têm como característica a alta concentração de água e minerais, como fósforo, magnésio e potássio, que ajudam na hidratação. Ainda oferecem antioxidantes somados às vitaminas, melhorando o estado nutricional.

Para potencializar os benefícios desses vegetais, utilize receitas que misturam esses ingredientes a chás diuréticos. Isso pode melhorar ainda mais.

Um exemplo seria a receita de suco estilo detox, podendo acrescentar limão, gengibre, couve, melancia, pepino, hortelã e água de coco.

Versátil, a preparação é rica nutricionalmente e ajuda a potencializar os efeitos diuréticos. Outra sugestão é acrescentar chás naturais com efeitos diuréticos, como o hibisco, chá verde, cavalinha e dente-de-leão à rotina.

Lembrando que aumentar a atividade física, reduzir a ingestão de industrializados e melhorar a qualidade da alimentação é extremamente importante.

METRÓPOLES

Sair da versão mobile