Limpar o ventilador é uma tarefa tão comum que muitas pessoas podem esquecer de realizá-la, mas ela é de extrema importância, principalmente para quem sofre com rinite, sinusite ou alergias. Pensando nisso, preparamos esta matéria com algumas dicas, recomendações e a melhor forma de limpar o seu ventilador.
Qual é a importância de limpar o ventilador?
A limpeza regular do ventilador é muito importante porque, além de fazer com que o motor trabalhe com menos intensidade — aumentando consequentemente a sua vida útil —, diminui o risco de provocar crises respiratórias, como sinusite e rinite, decorrente do acúmulo de ácaros e bactérias do ar.
Recomenda-se a limpeza do ventilador a cada 15 dias, mas a frequência depende de alguns fatores, como uso, ambiente e animais de estimação — pelos de gatos e cachorros podem ficar presos no ventilador facilmente.
Como limpar o ventilador
Existem muitas formas de limpar o ventilador, mas, nelas todas, o primeiro passo é desligá-lo e desconectá-lo da tomada — para não tomar choque nem arriscar sofrer um acidente com a hélice.
Algumas fabricantes de ventiladores, como a Arno — com quem conversamos para essa pauta —, recomenda utilizar apenas um pano umedecido com água ou sabão neutro com água.
Porém, dependendo da quantidade de sujeira acumulada no ventilador, outras misturas podem ser mais adequadas. Algumas soluções incluem:
- Bicarbonato de sódio e água: ideal para remover manchas e sujeiras mais difíceis;
- Vinagre e água: limpa mais do que a combinação de água com sabão neutro;
- Álcool e água: permite eliminar os germes e bactérias do ventilador, mas não deve remover as sujeiras completamente.
Desmontar o ventilador é a parte mais “chata”, embora alguns modelos recentes facilitem o processo. Ventiladores mais antigos ainda usam parafusos, portanto o auxílio de uma chave de fenda é necessário, enquanto outros são encaixados — o que é uma maravilha.
De todo caso, a forma mais segura de limpar o ventilador é retirando todas as peças e limpar uma por uma. As grades do ventilador e a hélice podem entrar em contato com água, mas atente-se aos produtos utilizados na limpeza para não danificar o acabamento.
Se for usar esponjas, prefira a parte amarela à verde, pois pode arranhar a pintura das grades e hélice. Para tirar o excesso, prefira utilizar um pano umedecido com água em vez de jogar um balde de água.
Não custa nada lembrar: não jogue água na parte de trás do ventilador, onde normalmente fica o motor. Se possível, cubra a região com uma sacola plástica, pois qualquer líquido pode entrar facilmente nas saídas de ar.
Por fim, deixe os acessórios secarem bem antes de juntá-los novamente. Se possível, deixe-os secarem na sombra, pois o contato com o Sol pode mudar a cor do produto, ou até derreter a estrutura dependendo da sua intensidade. Dá para usar um pano seco, também.
Esperamos que essas dicas ajudem você a limpar o seu ventilador correta e rapidamente. Comente nas nossas redes sociais se você possui outra forma de limpar o ventilador!