Os azeites brasileiros estão ganhando cada vez mais destaque internacionalmente e já figuram entre os melhores do mundo. O país alcançou o 6° lugar no ranking do , índice criado para promover os azeites extra virgens mais premiados do mundo.
Entre os destaques do país estão o Orfeu Cafés e Azeites Especiais e a Estância das Oliveiras. No total, ao decorrer de 2023, 29 azeites brasileiros que participaram de competições internacionais foram incluídos entre os melhores do mundo.
Significa um salto em relação a 2022, quando o país havia ficado na 11ª posição, com 16 rótulos no ranking. Entre os “top 100” o número de brasileiros também cresceu. Foram cinco em 2023, contra apenas um em 2022.
O melhor entre os brasileiros
Entre os brasileiros, o que obteve a melhor pontuação foi o Orfeu Blend da Serra, que ficou em 16° lugar e conquistou 22 premiações.
Fabricado no sul de Minas Gerais, na Fazenda Rainha, o Orfeu é elaborado com as melhores azeitonas Koroneiki, Arbequina, Coratina, Grappolo e Picual.
Extra virgem e de coloração verde-escura, o rótulo tem uma certa picância e amargor elevado.
Para Ricardo Madureira, CEO da Orfeu, os prêmios conquistados mostram que a produção do produto no Brasil está no caminho certo.
“O resultado desses prêmios é fruto da combinação de um terroir singular, tecnologia e do trabalho minucioso de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Nos enche de alegria esse reconhecimento de premiações que nos mostra que estamos no caminho certo, honrando o legado da terra e das pessoas que trabalharam em nossas fazendas”.
Fabricante mais pontuada
Já entre as fabricantes mais pontuadas, a Estância das Oliveiras, de Viamão (RS), foi a brasileira com o maior destaque, entrando para o ranking das 10 melhores do mundo.
Foram 57 prêmios conquistados em 10 concursos.
“É um feito histórico. Estamos há 18 anos nos dedicando para chegar neste patamar. Saber que os nossos azeites enviados para as mais renomadas e importantes competições internacionais atingiram esse nível de excelência é incrível. Apesar de ser uma cultura tão recente, conseguimos superar países e agroindústrias milagres na produção de azeite de oliva”, disse Lúcido Goelzer, fundador da Estância.
Veja agora os melhores fabricantes de azeite do Brasil, segundo o EVOO:
- Estância das Oliveiras – 9 pontos
- Prosperato – 18 pontos
- Fazenda Sabiá da Vigia – 29 pontos
- Verde Louro Azeites – 30 pontos
- Orfeu Cafés e Azeites Especiais – 58 pontos
- Capolivo – 77 pontos
- Olivas da Lua – 82 pontos
- Al-Zait – 87 pontos
- Olivas Costa Doce – 92 pontos
Como identificar azeite extravirgem
O azeite extravirgem é chamado assim porque tem conjunto de compostos fenólicos.
No nosso organismo, esses compostos realizam diversos processos que ajudam a reduzir inflamações, proteger contra o Alzheimer, diabetes tipo 2 e muito mais.
Segundo Denny Cintra, coordenador do laboratório de nutrigenômica da Universidade Estadual de Campinas, uma das maneiras de identificar se o azeite é extravirgem é ficar atento a notas sensoriais como grau de picância e do amargor.
“Não é uma coleção química, mas é uma percepção caseira de que você está diante de um produto de qualidade”.
Além disso, o aroma do azeite dessa qualidade é mais apurado que o azeite virgem tradicional.
Via: Só Notícia Boa (com informações de Globo Rural e G1)