Sabiá, produzido no interior de São Paulo, também faturou o prêmio na categoria Melhor Blend
O azeite brasileiro Sabiá foi eleito pelo segundo ano consecutivo um dos 10 melhores do mundo pelo EVOOLEUM, que anualmente realiza o EVOO TOP100, concurso que premia os 100 melhores azeites extravirgens do planeta. Única brasileira na cerimônia, a marca ficou com a terceira maior pontuação (95 pontos) no ranking. O De Rústica, da África do Sul, alcançou a primeira colocação, com 97 pontos. Outros cinco azeites espanhóis e três italianos completam o Top 10.
Produzido a partir de um corte das variedades arbequina, arbosana, coratina e koroneiki, o produto venceu nas categorias melhor Blend do mundo e melhor do Brasil, e é o único azeite brasileiro elencado no guia 2024 “World Top 100 Extra Virgin Olive Oils”, do EVOOLEUM. A cerimônia de premiação foi realizada na última terça-feira (16), em Madri, e o troféu foi entregue a Bob Costa e Bia Pereira, produtores do Sabiá, pela maître do restaurante Paco Roncero, bi-estrelado no Guia Michelin, Sara Fort Costa.
“É uma grande emoção para nós, brasileiros, um dos mais recentes países a ter produção de azeite, receber este prêmio na Espanha, que produz metade dos azeites consumidos no mundo, pelo segundo ano consecutivo, de um dos 10 melhores azeites do planeta. Estamos muito orgulhosos”, disse Costa, durante a premiação. A marca também foi eleita Empresa do Ano em 2023 pelo italiano Lodo Guide.
Atualmente, o azeite Sabiá pode ser encontrado em mercados e empórios de 11 estados brasileiros e no Distrito Federal (veja quais). Também é possível conhecer a Fazenda do Campo Alto, em Santo Antônio do Pinhal (interior de SP) e fazer degustação de azeites de quinta a segunda e feriados, das 9h30 às 16h30. Informações: (12) 3666-2282.
Safras premiadas
Na semana passada, outro azeite brasileiro foi reconhecido internacionalmente: o Blend da Safra 2023, da Orfeu Azeites Especiais (produzido na Fazenda Rainha, região montanhosa entre sul de Minas Gerais e São Paulo) conquistou a 16ª posição do EVOO World Ranking, que classifica os melhores azeites do mundo. Os três primeiros lugares do ranking são ocupados por azeites feitos na Espanha.