Campo Mourão se tornou um importante polo de empresas fabricantes de equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e estéticos. Empresas de pequeno e médio porte, estão conquistando cada vez mais mercado neste segmento.
Fundada em 2014, a Vollez é uma das empresas incubadas na Fundação Educere e que hoje está presente em todo o mercado nacional. Especializada na produção de guinchos e guindastes para transferência de pessoas, é a primeira empresa a ter um guincho hidráulico de uso doméstico com certificação da Anvisa no Brasil. Atualmente a empresa fatura mais de R$ 2 milhões por ano.
“Nossa missão sempre foi produzir equipamentos de reabilitação que fossem acessíveis”, conta Jackson Bisi, sócio-proprietário da empresa que desenvolve, monta e entrega seus produtos. “Compramos as peças de fornecedores locais, não temos usinagem aqui dentro. Nosso crescimento está baseado no desenvolvimento de produtos”, explica.
Os sócios Luiz Danilo de Oliveira e Marcos Adriano de Carvalho são ex-alunos da Fundação Educere. As aulas de robótica, design de produto e empreendedorismo estimularam a visão de negócios de ambos e em 2014 resolveram criar a Ponce, que foi incubada na Fundação.
“Começamos fabricando equipamentos que não precisavam de registro da Anvisa para outra empresa da cidade. Os equipamentos que fazemos hoje, na área de estética, precisam de registro na Anvisa. Então foram três anos de trabalho até conseguirmos regularizar nosso projeto e a primeira venda aconteceu em 2017”, explica Oliveira. A Ponce produz equipamentos para fototerapia, micropigmentação, entre outros para todo o Brasil.
A empresa Lizze, que fabrica vários produtos para salões de cabeleireiros, é outro exemplo do sucesso do mercado. O “carro-chefe” é o Photon, que usa o laser para alisamento de cabelos. O produto, exclusivo para uso profissional, deu tão certo que ele conseguiu um sócio investidor e a empresa não parou mais de crescer.
Hoje, além do Photon, a empresa fabrica chapinhas, secadores de cabelo, máquinas de corte e uma vasta gama de materiais para uso exclusivo em salões. “Produzimos os equipamentos na China, mas todo o projeto e desenvolvimento é nosso aqui em Campo Mourão. Daqui, vendemos para o país todo e exportamos”, conta.