Corpo inchado, cansaço, má digestão e dor de cabeça podem ser consequências do exagero à mesa; invista numa dieta de desintoxicação nos próximos dias e pegue leve com seu corpo
Acordou sofrendo as consequências por ter enfiado o pé na jaca na ceia de Natal? Calma, não se desespere. Corpo inchado, cansaço, má digestão e dor de cabeça podem ser resultado do consumo exagerado de alimentos e bebidas, mas nem tudo está perdido! Para limpar o organismo e se preparar para o ano-novo que vem por aí, especialistas indicam uma dieta de desintoxicação, mais conhecida como detox, que tem como objetivo diminuir a sobrecarga de substâncias tóxicas no corpo.
Que cor usar no réveillon? Do branco ao preto, veja como elas podem ajudar nos desejos para 2024: saúde, amor, mudanças…
Alguns alimentos têm o poder de eliminar toxinas do nosso organismo, melhorando a nossa disposição e aumentando o gasto calórico. Por isso, sabendo usá-los a nosso favor, temos uma combinação de elementos primordiais para a saúde.
A dieta detox é rica em alimentos integrais, frescos e funcionais, que aceleram o metabolismo. O método consiste basicamente em reduzir o consumo de industrializados e evitar refeições rápidas e com itens gordurosos. De acordo com nutricionistas, os principais alimentos com substâncias antioxidantes são folhas verdes escuras, frutas cítricas, frutas vermelhas, oleaginosas e sementes.
Segundo especialistas, os alimentos que fazem parte da dieta antioxidante têm o poder de tirar os radicais livres de cena. Em excesso, essas moléculas danificam as células sadias, que deixam de exercer bem suas funções. Para se defender, o organismo responde com processos inflamatórios, comprometendo ainda mais as células e estabelecendo um ciclo vicioso de mais radicais livres e inflamação. E os prejuízos vêm aos montes: resistência baixa, falta de disposição, flacidez, inchaço, peso extra e até celulite. Situações de estresse, poluição, sedentarismo, cigarro, álcool e alimentação errada colaboram para a produção exagerada de radicais livres. A seguir, veja mais dicas para ficar 100% até o ano-novo!
No café da manhã
Invista nos sucos de fruta e verde com chia. Além de dar uma maior saciedade por conta das fibras, eles irão ajudar na “faxina” do organismo devido à ação de itens como a couve e a maçã. Os chás, como verde, hibisco, centella asiática e dente-de-leão, também ajudam. De alimento sólido, invista em frutas picadas com um mix de farelos, como quinoa, amaranto em flocos, gergelim e sementes.
No almoço e no jantar
Priorize as sopas leves feitas com couve-flor, brócolis, alho-poró, couve, repolho, cebola e alho. Tempere-as com especiarias anti-inflamatórias, como por exemplo canela, gengibre, curry e açafrão.
No lanche da tarde
A pedida é um “suchá” (fruta batida com chá) ou um smoothie (água de coco batida com frutas e gelo), que garantem uma saciedade maior.