Engenheiro civil está indo direto da graduação para o Doutorado
No próximo dia 17 de janeiro, o mourãoense Felipe Kobayashi, esposa e filha embarcam para os Estados Unidos, onde o engenheiro civil cumprirá programa de Doutorado em uma renomada Universidade estadunidense, a University of Nebraska-Lincoln (UNL).
Formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, Felipe tem uma trajetória que merece destaque pela forma como se reinventou, ele está indo direto da graduação para o Doutorado.
Com 19 anos de idade, em 2012, o mourãoense desistiu dos estudos após ser reprovado por três vezes seguidas no segundo ano do ensino médio. Se sentindo derrotado, no final daquele ano Kobayashi deu uma ”virada na chave” ao prometer para si mesmo que se graduaria e faria com que sua futura família (esposa e filhos) tivesse orgulho dele.
Determinado, no ano seguinte concluiu o ensino médio via Enem. Em 2017 ele fez o exame novamente, dessa vez com o intuito em ingressar em uma universidade, e foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na UTFPR de Campo Mourão, e, para orgulho da família que sonhava em vê-lo médico, recebeu uma bolsa integral para cursar Medicina em uma universidade privada, mas optou mesmo pela engenharia civil.
APOIO – Durante a graduação na UTFPR, Felipe se dedicou em tempo integral aos estudos, enquanto sua esposa, Endoli, para manter as contas da casa em dia, trabalhava como diarista, vendendo pão de mel e também em uma marmitaria da cidade. Desde o casamento, em 2015, o casal mora na casa dos avós dele e foi ali que engravidaram e ganharam a primogênita Sophia.
DESTAQUE – Com orgulho, Felipe conta que tirou nota 10 no seu TCC e que este trabalho foi indicado ao prêmio de melhor TCC pelo CREA-PR. Ele se orgulha ao apontar que no momento em que se formou, recebeu um relatório que consta que dentre mais de 530 engenheiros civis graduados no mesmo câmpus, apenas seis deles tinham notas superiores às dele.
EUA – Na Universidade estadunidense Felipe terá bolsa integral que cobrirá todos os gastos dele e de sua família.
AGRADECIDO – “Tenho muito orgulho de minhas origens, eu e minha esposa precisamos agradecer profundamente diversas pessoas, mas principalmente minha família. Eles foram fundamentais em nossas vidas, sem eles temos convicção que as portas que estão se abrindo jamais iriam se abrir”, afirma Felipe. “Aproveito para agradecer também ao Dr. Keegan Moore, meu orientador na UNL, e ao Dr. Leandro Waidemam que foi orientador do meu TCC”.