O balanço do ano da Secretaria Municipal de Educação mostra diversos avanços nas ações de gestão, tanto no quesito pedagógico quanto de melhorias nas estruturas das unidades de ensino. Entre os bons resultados está a expressiva redução na lista de espera por vagas dos CMEIS (0 a 3 anos – oferta não obrigatória).
“Temos hoje 122 vagas, mas tem família que não quer transferência, prefere esperar quando surge vaga na unidade mais perto da casa”, esclarece a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano. O ano termina com aumento no atendimento para 12 mil alunos e cerca de 500 vagas no ensino fundamental.
Em 2023 também foram abertas mais duas turmas de educação infantil em período integral para alunos de 4 e 5 anos, que é a idade obrigatória. “Tivemos um trabalho intenso da busca ativa para diminuir a evasão escolar, junto com os encaminhamentos ao Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria”, frisa Tânia.
Nas estruturas de ensino foram concluídas reformas em cinco unidades, oito estão em andamento e mais cinco encaminhadas para licitação. Cerca de R$ 1,5 milhão foi investido na aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos, além de R$ 3 milhões em materiais para o trânsito e robótica, a serem entregues em 2024.