Imagens impressionantes foram feitas em Vidal Ramos neste final de semana; por sorte, ninguém se feriu com a queda da ponte
As cheias que atingiram Santa Catarina e, em especial, o Alto Vale do Itajaí revelaram cenas impressionantes. Em Vidal Ramos, mesma cidade onde três carros de um ferro velho foram arrastados pelo rio Itajaí-Mirim, na quinta-feira (16), uma ponte foi “engolida” pelo mesmo rio.
O fato aconteceu entre quinta (16) e sexta-feira (17), segundo equipes da Defesa Civil local. A ponte de madeira fica na área rural do município e, por sorte, não houve feridos.
“Essa ponte, ela é conhecida como a ponte do Lauro Karl, e sim, ela foi levada e ela é situada na Praça Stoltenberg, município de Vidal Ramos. Não temos muitas informações, estamos tentando chegar até ela lá para poder fazer fotos e registros para a Defesa Civil do Estado”, disse Roan Schmitz ao ND+, assessor de comunicação da prefeitura de Vidal Ramos.
Em conversa com a reportagem do ND+, o chefe da Defesa Civil de Vidal Ramos, Almir Schmitz, confirmou que desde sexta-feira (17) não houve mais chuva intensa na pequena cidade do Alto Vale do Itajaí e que, pouco a pouco, a situação retorna à normalidade no município.
“Hoje foi a primeira vez nos últimos dias que voltei para casa molhado não pela chuva, mas sim de suor”, disse Almir, na tarde deste domingo (19).
Segundo ele, todas as comunidades rurais de Vidal Ramos voltaram a ter acesso pelas estradas de terra, que são comuns em boa parte do território do pequeno município do Alto Vale. A única exceção é a comunidade Santa Luiza, onde cerca de cinco famílias estão acessíveis somente de moto ou veículos traçados, devido a uma queda de barreira.
A Defesa Civil municipal espera restabelecer o acesso a esta comunidade nos próximos dias. Outro reparo também é realizado em uma ponte na SC-486, próximo à empresa Votorantim Cimentos.
No local, parte da cabeceira da ponte cedeu. Equipes tanto da empresa quanto da prefeitura irão trabalhar ao longo da segunda-feira (20) para normalizar a situação. De forma preventiva, a ponte foi interditada neste domingo (19), mas há rotas alternativas por outras comunidades rurais da região.
Com ponte destruída, Vidal Ramos é uma das nove cidades de Santa Catarina que decretou calamidade pública devido à enchente
Além de Vidal Ramos, as cidades de Rio do Sul, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá, Braço do Trombudo e São João Batista decretaram estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que assolaram Santa Catarina nos últimos dias.
Ao todo, 67 municípios catarinenses decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, são três mortes no Estado por conta das chuvas.
A última ocorreu na noite de sexta-feira (17), em Palmitos. Um homem morreu eletrocutado após tocar na fiação enquanto andava de jet ski. Não se sabe as circunstâncias do uso do veículo aquático no momento.
Além dele, duas mulheres perderam a vida na quinta-feira (16), no município de Taió. Em Praia Grande, uma pessoa está desaparecida após uma casa ser arrastada pela correnteza de um rio.
Via: ND+