Decreto do governo do Estado publicado no dia 9 de novembro homologa a situação de emergência decretada pela administração municipal de Campo Mourão em razão dos danos causados pelo vendaval do dia 30 de outubro.
Segundo a Defesa Civil municipal, o reconhecimento do Estado permite, por exemplo, que os empreendedores possam ter acesso a linha de crédito no valor de até R$ 500 mil com condições especiais, com uma justificativa da situação que levou a decretação de emergência e o impacto nas atividades econômicas locais. Outra possibilidade são pedidos de indenização de seguro de residências que tiveram sinistro ocasionados pelo vendaval.
Já o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal ainda está em fase de análise. É a partir desse reconhecimento que pode ser liberado, por exemplo, recurso do FGTS pela Caixa.
A administração municipal ainda trabalha para recuperar os danos causados pelo vendaval, entre eles no prédio da prefeitura, que passa por reformas e mantém atendimento parcial ao público. Também continuam os serviços nas vias públicas, limpeza do Cemitério Municipal e recuperação de estradas e bueiros na área rural. Ainda não é possível estimar o valor que será gasto para reparar os prejuízos.