Um programa brasileiro vai levar 270 professores de inglês que atuam nas redes públicas de ensino com tudo pago para os Estados Unidos (EUA). Eles vão passar 6 semanas em intercâmbio e não terão custo nenhum. Veja aqui como se inscrever!
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) está na nona edição e é realizado pela CAPES em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright).
A inscrição é gratuita e os selecionados terão seu nível de inglês avaliado por um teste. Além disso, é preciso ter currículo cadastrado na Plataforma Freire. Os selecionados recebem passagem, ajuda de custo, reembolso do visto e muito mais.
Qualificação PDPI
O PDI é desenvolvido para oferecer a professores de língua inglesa da educação básica, uma oportunidade de um curso intensivo de seis meses em universidades norte-americanas.
Durante o período, os docentes passam por atividades acadêmicas e culturais.
Tudo é pensado para que, na volta, os profissionais possam aproveitar o que aprenderam fora com os alunos brasileiros em sala de aula.
Além de estarem imersos na língua inglesa, os professores expandem a capacidade de contextualização histórico e cultural no ensino do idioma e aprendem métodos de aperfeiçoamento no processo de ensino e aprendizagem.
Como me inscrever?
Ao todo, serão 270 vagas. São cinco professores de cada estado e do Distrito Federal.
Durante a seleção, os candidatos serão avaliados por um teste de nível de proficiência em língua inglesa medido pelo ‘Teste of English as Foreign Language (Toefl).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Fulbright.
Entre os pré-requisitos também estão possuir nacionalidade brasileira, ser professor concursado com estágio probatório concluído e não ter recebido bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras ou americanas para objetivos similares.
Benefícios incríveis
Fui selecionado, e agora?
Primeiro parabéns, depois, você vai receber uma série de benefícios incríveis! Veja todos eles:
- Passagem aérea de ida e volta
- Ajuda de custo, no valor de US$ 700 (próximo de R$ 3.500)
- Deslocamento nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto;
- Alojamento no campus universitário;
- Seguro saúde;
- Alimentação;
- Taxas Escolares;
- Materiais didáticos a serem utilizados nos cursos;
- Passagem aérea nacional e hospedagem para participação da orientação pré-partida;
Via: Só Notícia Boa (com informações de CGOM/Capes)