O 15 º aniversário de inauguração da Casa das Fraldas São José, que será comemorado nesta segunda-feira (13/11), é marcado pela superação da marca de dois milhões de unidades do produto de higiene pessoal produzidas e distribuídas gratuitamente a entidades filantrópicas e a pessoas comprovadamente carentes. Registros da entidade apontam que até o dia 30 de setembro foram confeccionadas exatamente 2.066.000 fraldas descartáveis.
Um volume que não deixa dúvida sobre a importância e o alcance do projeto social para as instituições que recebem gratuitamente a maior parte dessa produção. Afinal, deixam de comprar essas fraldas e os recursos economizados foram investidos em ampliações e melhorias de suas instalações, na expansão da clientela atendida e dos serviços oferecidos, etc.
Mas não param por aí os benefícios gerados pela inédita ação idealizada pela advogada, docente e secretária executiva da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Marta Kaiser, que faleceu em 28.02.2019. Em torno de 300 pessoas em situação de fragilidade social – geralmente acamadas –, que necessitam de fraldas, recebem kit mensal com 45 unidades. O cadastramento e entrega é feito pela Pastoral de Saúde. Para essas pessoas, as fraldas constituem-se em fator de resgate da autoestima.
Origem
A Casa das Fraldas São José, um dos projetos de responsabilidade social mais conhecidos de Campo Mourão, que tem sido reproduzido em várias cidades paranaenses e de outros estados, teve origem em uma ação temporária de solidariedade, encabeçada por acadêmicos de Direito do Centro Universitário Integrado.
Docente da instituição de ensino, Marta Kaiser propôs aos acadêmicos de Direito, no início de 2008, a confecção de fraldas descartáveis para entidades locais, com o objetivo de viabilizar a prática das horas extracurriculares, para fins de conclusão do curso de direito.
De pronto o desafio foi aceito pelos estudantes e uma estrutura foi rapidamente montada em uma sala cedida no Centro Empresarial Cidade, com o apoio da instituição de ensino, da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e outras instituições e empresas locais. A meta era confeccionar cinco mil fraldas, mas em poucas semanas foram produzidas 20.830 fraldas, entregues para o Lar dos Velhinhos, Lar da Jacira e Hospital Santa Casa de Campo Mourão.
A grande repercussão alcançada pelo inovador projeto levou a mobilização da sociedade organizada de Campo Mourão para que a ação, projetada inicialmente para ser temporária, fosse transformada em permanente. No início da noite de 13 de novembro de 2008 foi inaugurada a Casa das Fraldas.
Atualmente a entidade está ligada à Fundação Marta Kaiser, sendo sua diretoria está assim constituída: Roberto Olivier Leitner – presidente; Salete Doneda – Secretária Executiva; Paulo Cesar Gomes – Diretor Tesoureiro; Nestor Ocimar Bisi, Nobutochi Kimura, Luiz Carlos Feitoza, Eloi Ricardo Cobbe Bonkoski, Itamar Zeni e Antônio Luiz de Matos – membros do Conselho Fiscal; Juscelino Fernandes da Costa, Maria da Conceição Montans Baer e Paulo Cesar Gomes – membros do Conselho Curador.
Sócios beneméritos
A instituição tem quatro sócios beneméritos: Associação Comercial e Industrial (Acicam), CIEs – Centro Educacional Integrado, Unimed/Regional de Campo Mourão e a Coamo Agroindustrial Cooperativa. Mas a ação é apoiada pelo Poder Judiciário, clubes de serviços, empresas e várias outras instituições.
A Casa das Fraldas São José (que funciona na rua Edmundo Mercer, 900 – centro de Campo Mourão) já foi contemplada com vários prêmios pelo alcance social de sua ação.