Evento contou com a participação de mais de 60 intelectuais de 14 cidades paranaenses
A cidade de Campo Mourão sediou o 17º Encontro Estadual das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná. O evento teve início às 19h30 da última sexta-feira (10), no Paraná Palace Hotel. Estiveram presentes mais de 60 pessoas, membros de 14 cidades paranaenses, entre elas a capital Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel.
O encontro deste ano, organizado pela Academia Mourãoense de Letras (AML), teve como tema a paz, em vista dos acontecimentos na Ucrânia e em Israel. O evento foi iniciado com a leitura de uma carta à Organização das Nações Unidas (ONU), na qual defendia o progresso social, a liberdade e a segurança internacional. Foram lidos em referência às religiões cristã, judaica, islâmica e umbandista na defesa da paz.
O grupo musical Univoz, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, se apresentou durante o evento. Uma criança, membro da Associação Mourãoense de Escritores Mirins, também participou das atrações musicais ao tocar o tema do filme Titanic (1997) com uma flauta.
O evento foi oportunidade para que diferentes intelectuais compartilhassem suas experiências, trocassem livros e discutissem os problemas recentes pelo qual o país e o mundo passam. Segundo Jair Elias, presidente da AML, a cidade de Campo Mourão foi bem elogiada, bem como as atividades culturais realizadas durante o encontro anual. “Este evento demonstra a importância da cidade no campo literário do Paraná e representa um reconhecimento da potencialidade que Campo Mourão tem dentro da literatura”, afirma.
Da Assessoria (Thiago Fedacz)