Campo Mourão aparece em 5º lugar no Estado entre as cidades com mais ambientes de inovação. As quatro primeiras são Curitiba, Londrina, Maringá e Guarapuava. “Se considerarmos a proporção populacional ficamos na frente das quatro primeiras”, analisa o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Os dados estão numa lista do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec) e foram publicados pelo jornal Valor Econômico. A publicação cita que os ecossistemas de apoio a ciência, tecnologia e empreendedorismo estão pulverizados em todas as regiões do Paraná.
A lista do Separtec traz 188 ambientes de inovação credenciados em 42 cidades que estão aptos a receber recursos financeiros e incentivos fiscais, mediante projetos consistentes. Com 9 ambientes de inovação, a Campo Mourão aparece à frente de cidades maiores, como Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.
Segundo o secretário executivo do Separtec, José Maurino Oliveira Martins, o entrosamento entre os atores sociais é fundamental para o sucesso desses ambientes. O edital do governo do Estado considerou dois requisitos mínimos para caracterizá-los: governança e sinergia entre participantes.
Em 2023 o ecossistema de inovação de Campo Mourão foi apresentado na maior Feira sobre cidades inteligentes do mundo, na edição de Curitiba. Recentemente teve o seu maior reconhecimento, como semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).