Imagens mostram os alagamentos em Boa Esperança do Iguaçu, Umuarama e Dionísio Cerqueira
Os temporais causaram alagamentos e estragos no Paraná e Santa Catarina neste sábado (28). Segundo a Defesa Civil do Paraná, 27 municípios registraram ocorrências devido aos temporais que começaram na sexta-feira (27) e atingem especialmente as regiões oeste, sudoeste e sul.
Nas imagens, é possível ver os alagamentos em Boa Esperança do Iguaçu (PR), Umuarama (PR) e Dionísio Cerqueira (SC).
Além dos atendimentos emergenciais, bombeiros e defesas civis municipais, funcionários da Copel e Sanepar monitoram a situação. Objetivo é fazer os reparos e que seja retomado o fornecimento de água e energia elétrica o mais breve possível. Áreas alagadas dificultam o acesso.
As inundações prejudicaram a captação de água em oito cidades da região Oeste: Bela Vista da Caroba, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Oeste, Pranchita, Nova Prata do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques e Medianeira. A situação paralisou a produção de água nestes municípios e o abastecimento foi interrompido neste sábado (28).
Em Dois Vizinhos, o Rio Jirau, que corta parte do Bairro Sagrada Família e do Centro Sul, transbordou, causando inundações e desabrigando muitas famílias. Mais de 1,5 casas foram alagadas. As famílias desalojadas pelas enchentes estão sendo acomodadas provisoriamente no Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães e no Pavilhão do Bairro Sagrada Família.
Pontos de arrecadação de doações foram estabelecidos em locais estratégicos da cidade para facilitar a ajuda às vítimas. A Casa da Amizade (Rotary Club) e a sede da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), na Cidade Norte, bem como o Ginásio Teodorico Guimarães, na Cidade Sul, estão recebendo doações de alimentos, água, roupas, móveis e material de limpeza.
A população é aconselhada a tomar precauções e evitar áreas alagadas e a buscar abrigo em caso de necessidade. O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi transferido para o Hospital Pró-Vida, em virtude do alagamento.
De acordo com o Governo do Paraná, Rio Bonito do Iguaçu, Realeza, Dois Vizinhos, Nova Laranjeiras, Sulina, Santa Izabel do Oeste, Lindoeste, Quedas do Iguaçu e Cantagalo são algumas das cidades que apresentam pontos com dificuldade de acesso devido a alagamentos. De acordo com a última atualização, 11 mil unidades consumidoras estão sem energia na região Oeste e Sudoeste.
Santa Catarina
As chuvas intensas também causaram danos em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente no Oeste e no Alto Vale do Itajaí. Diversos municípios ultrapassaram o acumulado de chuva de 100 milímetros em 24 horas.
Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, foi um dos municípios mais afetados. A cidade registrou 175 mm de chuva em apenas 24 horas, o que causou alagamentos em várias áreas, inclusive na zona rural.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo e grande perigo para os municípios paranaenses e catarinenses.
Ligue para a Defesa Civil: 199
Em caso de chuvas intensas ou eventos climáticos adversos, é fundamental que as comunidades estejam bem informadas e preparadas para lidar com situações de emergência. Uma das maneiras mais eficazes de obter ajuda e informações durante tais eventos é por meio do número 199, geralmente designado para serviços de defesa civil e emergências.
O número 199 serve como um canal direto para solicitar assistência ou relatar problemas relacionados ao clima. Seja inundação, deslizamento de terra, tempestades ou outros incidentes climáticos, as autoridades competentes estão prontas para responder a essas chamadas e coordenar ações de socorro.