[the_ad_group id="3495"]

Portal apresenta experiências de turismo no Paraná

Mais de 177 opções estarão disponíveis até o fim de outubro

Opções gastronômicas, culturais e históricas, além de atividades ligadas ao ecoturismo e a natureza, esses são alguns exemplos de segmentos presentes no novo portal Experiências Turísticas do Paraná. Elaborada em parceria pelo Sebrae/PR e Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR), com o apoio do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), a ação lança com 77 experiências turísticas, que possui ainda nas áreas de saúde, beleza, rural, tecnologia e inovação. Até o término de outubro, estão previstas a adição de mais cem experiências disponíveis na plataforma.

O lançamento do portal é resultado de uma atividade iniciada em 2021, quando foi desenvolvido o Jornada Experiências Rotas do Pinhão, com municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O projeto piloto contou com a adesão de 30 empresas, que participaram de eventos, oficinas, palestras e visitas guiadas, com foco na capacitação e na identificação de pontos de melhoria.

De lá para cá, cerca de 400 negócios paranaenses foram atendidos pela iniciativa, que movimentou integrantes de outros 15 municípios paranaenses, em 2022, e de mais 35 cidades, em 2023.

A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, destaca que a ação veio para estimular a melhoria nos serviços que as empresas de turismo já oferecem e no desenvolvimento de novas opções. Outro destaque é o valor agregado na experiência do turista, que gera aumento do faturamento.

“Existia um gargalo na distribuição, no acesso do cliente final a esses produtos. O portal vem para aproximar, ser uma ponte entre os produtos que estão sendo criados e os turistas que estão em busca de opções. Vamos continuar e intensificar o que já estamos fazendo, de modo com que cada vez mais o público final acesse e conheça esses produtos”, afirma.

O portal Experiências Turísticas do Paraná permite o usuário ter acesso fácil durante sua busca, sendo possível procurar por cidade, região, nome, entre outros. Além disso, é possível encontrar informações sobre horários de funcionamento, o que está incluso na experiência, classificação indicativa e quantidade de participantes.

Outras informações como telefone, redes sociais e endereço também estão disponíveis.

Maicon Faria, proprietário da confeitaria Tortas do Mundo, de Curitiba, conta que a participação na jornada do Sebrae/PR levou à criação da Capbox, um produto de turismo de experiência baseado em ingredientes locais do Paraná.

A Capibox inclui aguardente de cataia e bombons em formato de pinhão. Foto: divulgação.

“Com uma narrativa envolvente, em que a capivara ‘aprova’ os produtos, a Capibox oferece delícias como aguardente de cataia e bombons em formato de pinhão recheados com frutas da Mata Atlântica, açaí Jussara, aguardente de cataia e erva-mate da região Sul do Paraná, que tem a indicação geográfica. A caixa proporciona uma jornada sensorial que começa suavemente e culmina com a bebida, criando uma experiência memorável”, explica o empreendedor.

Já Guilherme Forbeck, diretor da operadora de turismo Refúgio das Curucacas, na região de Ponta Grossa, fala que o treinamento o ajudou a aperfeiçoar a experiência e apresentá-la de forma mais efetiva para os clientes.

“Com o produto ‘Uma imersão com Yoga em Furna Grande’, convidamos os grupos a entrar conosco na maior furna de arenito do Brasil e participar de uma experiência completa, que reúne aventura, contemplação e um contato íntimo com a ‘sua própria natureza’, terminando com um piquenique ao pôr do sol. A procura tem sido cada vez maior, tanto que no começo oferecíamos o passeio uma vez por mês e agora temos programação toda semana”, comenta Guilherme.

Uma imersão com Yoga em Furna Grande’ é uma experiência na furna de Ponta Grossa. Foto: Laerte Soares.

Na última sexta-feira (6), a Setu lançou um novo boletim de dados turísticos, em celebração ao Dia Estadual do Turismo Regional, com dados que mostrar crescimento de 66% da chegada de turistas internacionais no Paraná, passando de 242.537, no primeiro semestre de 2022, para 403.504 visitantes no mesmo período em 2023.

“O Paraná é um estado riquíssimo em belezas naturais. Agora é hora de ir além: mostrar e oferecer aos turistas as inúmeras experiências que oferecemos aqui, seja na gastronomia, seja na área rural, seja no turismo religioso ou de negócios. E esse trabalho realizado pelo Sebrae-PR é fundamental para ofertarmos serviços inovadores de forma organizada”, diz o secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Jornada

O desenvolvimento dessas experiências nos pequenos negócios contou com a parceria do Sebrae/PR, Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR), municípios e instâncias de governanças regionais, criou a “Jornada de Formatação do Produto Turístico de Experiência”, que vem sendo realizada desde 2021 e foi aplicada pelos agentes de roteiros turísticos.

Com esse apoio, empreendedores tiveram a oportunidade de desenvolver um plano de inovação e aprimorar seus produtos turísticos de experiência. A partir desse processo, as empresas foram selecionados e incluídas no catálogo do portal.

Além disso, a jornada começa com uma imersão e um entendimento do turismo como um negócio.

“Ela proporciona a vivência de uma experiência que está sendo comercializada no mercado e segue para instrumentalizar quem empreende, de maneira técnica, na construção e distribuição de produtos de experiência. Desde o processo criativo, passando por questões técnicas, de negócios, para que os produtos cheguem ao mercado”, aponta a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez.

Via: Agência Sebrae

Sair da versão mobile