Medalhista em duas edições dos Jogos Olímpicos, decacampeão brasileiro, pentacampeão sul-americano e campeão mundial, o ex-velejador Lars Grael profere a palestra “Superação – Viver é como velejar, vale viver” nesta quinta-feira (5/10), a partir das 19h30min, no palco principal do Empreende Week. O evento de ciência, tecnologia, inovação, negócios e empreendedorismo acontece desde a última terça-feira nas dependências do Mourão Garden, em Campo Mourão.
Lars Grael participou de quatro Jogos Olímpicos entre 1984 (Los Angeles) e 1996 (Atlanta), na classe Tornado. Ganhou medalhas de bronze em duas edições: Seul (1988) e Atlanta (1996).
Em setembro de 1998, Grael sofreu um grave acidente em Vitória (ES), quando uma lancha conduzida por um empresário invadiu a área de competição e bateu no seu barco, com sua perna direita sendo mutilada pela hélice da embarcação.
O velejador teve que se afastar da prática esportiva por algum tempo. O acidente inspirou Grael a fundar, junto do irmão Torben, o Projeto Grael/Instituto Rumo Náutico, ofertando cursos de vela para jovens de baixa renda. Também passou a dedicar-se ao fomento do desporto, a partir de uma outra perspectiva: a política. Em 1998 foi convidado pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a ocupar o cargo de Secretário Nacional de Esportes. Exerceu também o cargo de Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer na gestão de Geraldo Alckmin no governo São Paulo.
Posteriormente, Lars Grael voltou a dedicar-se exclusivamente à vela. Voltou a velejar na classe Star classificando-se em terceiro lugar no campeonato brasileiro de 2006. Comandou também o barco Agripina/Asa Alumínio, campeão do Campeonato Brasileiro da classe Oceano 2006. Em 2008 disputou a seletiva olímpica brasileira na classe Star para a Olimpíada de Pequim, porém foi derrotado pelo favorito, Robert Scheidt. Em 2015 foi campeão mundial da classe ao lado de Samuel Gonçalves, que foi aluno do Projeto Grael.
Lars Grael é presidente mundial da ISCYRA, bicampeão da Bacardi Cup e hexacampeão Brasileiro da Classe, ficando atrás apenas de seu irmão Torben Grael, que possui sete títulos brasileiros. Ele se aposentou de competições internacionais em 2019.