[the_ad_group id="3495"]

Empossada a nova diretoria do Sindimetal Campo Mourão

O empresário Jackson Francisco Bisi (da Vollenz Equipamentos Médicos Ltda) é o novo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal). A posse da nova diretoria, que comandará a entidade por três anos, aconteceu durante a realização do Empreende Week/2023.

Nos últimos oito anos, a entidade foi presidida por Fernando Yukio Mizote. O Sindimetal/Campo Mourão foi fundado há trinta e cinco anos e é filiado à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Nos 25 municípios que compõem a base territorial da entidade regional existem 504 indústrias do setor e dessas 43 são associadas ao sindicato.

Prioridades

Para o novo presidente do Sindimetal/Campo Mourão, que também preside a Fundação Educere – Pesquisa e Desenvolvimento, uma das prioridades da gestão de sua diretoria será buscar uma aproximação ainda maior com o Sistema Fiep, com o objetivo de fazer com que seus serviços alcancem mais empresas. “Podemos trabalhar em conjunto para as indústrias usufruírem mais do Sistema Fiep e, também, para o Sistema Fiep entender melhor o que as indústrias precisam, para ter produtos mais adequados ao que a indústria da região necessita”, disse Bisi.

Ele destaca ainda que, em assuntos de defesa de interesses do setor, muitas das demandas estão alinhadas com as propostas da nova diretoria da Fiep, liderada pelo presidente Edson Vasconcelos, que iniciou sua gestão no dia 1º de outubro. “Muitas questões do plano de trabalho que estamos construindo no sindicato estão ligadas ao que a nova gestão da Fiep está propondo em temas como inovação, infraestrutura e tributos, entre outros. Então vamos estar bem alinhados com o Sistema Fiep, tanto com sua diretoria quanto na área de serviços e produtos”, afirmou.

Parcerias

Além disso, o Sindimetal tem como meta seguir ampliando a articulação com outras entidades do setor produtivo da região. O ex-presidente Fernando Mizote, que integra também a nova diretoria da Fiep, considera que essa busca por parcerias foi um dos destaques de suas gestões à frente do sindicato. “Nesse período, ficou muito claro que a atuação do Sindimetal Campo Mourão não é somente no setor metalmecânico. Pelo fato de sermos o único sindicato de indústria na cidade, a gente acaba representando todos os tipos de indústria, por isso as parcerias são essenciais”, explicou.

A principal delas foi firmada com a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). Com ela, o Sindimetal passou a divulgar os serviços do Sistema Fiep não apenas às empresas de seu setor, mas também às indústrias de todos os segmentos associadas à entidade municipal. “Hoje, o portfólio de serviços do Sistema Fiep alcança todos os associados industriais da Acicam”, disse.

O próximo passo é fazer uma parceria com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná (Cacercopar), já que o Sindiempresarial/Campo Mourão não consegue atuar nos municípios vizinhos. “Queremos que as Associações Comerciais, que são o ponto focal de todo empresário, façam esse papel de entreposto para divulgar e ofertar os produtos e serviços do Sistema Fiep”, finalizou Fernando Mizote.

Sistema de inovação

Outra atuação relevante do Sindimetal tem sido sua contribuição para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Campo Mourão. Nas últimas décadas, o município vem se destacando como um dos mais importantes pólos de inovação do Paraná, gerando inúmeras indústrias de tecnologia voltadas para criar produtos e soluções especialmente para as áreas da saúde e do agronegócio.

“Por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, do qual estou presidente até o fim do ano, geramos uma série de conexões e conseguimos mapear o ecossistema de inovação da cidade”, explicou Mizote. “A gente entende que, com uma visão de longo prazo, pode despertar vários negócios de alto impacto, inclusive no setor industrial. É nisso que a gente acredita que vai agregar valor para termos pessoas mais bem remuneradas, uma economia mais resiliente e, consequentemente, uma sociedade envolvida para termos uma cidade e uma região melhores para se viver”, acrescentou.

A empresa do novo presidente do Sindimetal é um dos frutos desse ecossistema. Ela surgiu na incubadora da Fundação Educere, pioneira nessa área em Campo Mourão. “Me formei em Curitiba e, quando decidi empreender, voltei para Campo Mourão e montamos a empresa na incubadora. Hoje, a empresa já tem 10 anos e somos mantenedores da fundação, fazendo esse ciclo girar. É um exemplo de que o ecossistema pode contribuir para criar novas empresas e fazer com que as demais inovem e tragam novos produtos e novos serviços”, conta.

Nova diretoria

  • Presidente: Jackson Francisco Bisi
  • Secretária: Rosangela Barbosa Guimarães Montanher
  • Tesoureira: Ana Catarina Cristófoli Gorri
  • Presidente Suplente: Marcos Augusto Fuchs
  • Secretário Suplente: Eder William Costa Camacho
  • Tesoureiro Suplente: Fernando Yukio Mizote
  • Conselho Fiscal Efetivo: Júlio Cesar Pereira Garaluz
  • Conselho Fiscal Efetivo: Juliano Conforto da Costa
  • Conselho Fiscal Efetivo: Emerson Carlos Simonelli
  • Conselho Fiscal Suplente: Luis Danilo de Oliveira
  • Conselho Fiscal Suplente: Marcos Adriano de Carvalho
  • Conselho Fiscal Suplente: Guilherme Castro Diniz
  • Delegado Representante Efetivo: Jackson Francisco Bisi
  • Delegado Representante Efetivo: Fernando Yukio Mizote
  • Delegado Representante Suplente: Fabio Carlos Bonato
  • Delegada Representante Suplente: Maria José do Nascimento
Sair da versão mobile