A delegação do projeto ‘S” Natação Paralímpica, que no último final de semana representou Campo Mourão no Meeting Curitiba de Natação 2023, destacou-se na competição pela conquista de quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Disputada nas dependências do Clube Santa Mônica, na capital do Estado, a competição reuniu 93 atletas, representando vários clubes do Paraná e de Santa Catarina.
Campo Mourão participou com os paratletas Jonata Rodrigo Coutinho (com Deficiência Visual S11), Antônio Paulino, (com deficiência Visual S13), Érick Campos de Jesus (deficiente físico S9). Marcelo Freires Alfredo é o técnico do Projeto ‘S’ Natação Paralímpica e Gilson Roberto Galicki o seu auxiliar técnico.
Conquistas
Entre os mourãoenses, o destaque foi Antônio Paulino, campeão nos 100 metros livre, 50 metros livre, 200 metros Medley e também nos 100 metros borboleta. Érick Campos de Jesus subiu três vezes ao podium para receber as medalhas de vice-campeão nas categorias 100 metros livre, 50 metros livre e 100 metros borboleta. Outro mourãoense que conquistou medalhas foi Rodrigo Coutinho, que foi vice-campeão nos 50 metros livre e terceiro lugar nos 100 metros livre.
O Projeto ‘S’ Natação Paralímpica faz parte do Projeto Campo Mourão no Paradesporto, desenvolvido pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e ação é coordenado pela professora Luciane Cristina da Luz. Foi criado 2019 e oferece aulas de natação a crianças e adolescentes (na faixa de 10 a 18 anos). Entretanto, atualmente o projeto tem a participação de atletas com até 35 anos. Os treinamentos Acontecem no parque aquático do Centro Esportivo Roberto Brzezinski.
Dois meses após o início das atividades do projeto, resultados positivos já começaram a ser colhidos pelos nadadores paralímpico de Campo Mourão em termos de conquistas em competições. Dois atletas se tornaram campões da fase final dos Jogos Escolares do Paraná. Um conquistou três medalhas de ouro e o título geral da competição em sua categoria e outro conquistou duas medalhas de ouro e o melhor índice técnico da competição, o que lhe trouxe a convocação para Seleção Paranaense que disputou as Paralimpíadas Brasileiras, realizada em São Paulo. O atleta conquistou três medalhas de ouro, quebrando o recorde nas três provas disputadas.
O Projeto ‘S’ Natação Paralímpica tem o patrocínio da cooperativa Maria Macia, PC Adventure, Centro Universitário Integrado e da Unimed Campo Mourão, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.