A paranaense estudante de engenharia civil Giovanna Vieira, 27, foi coroada Miss Latina Brasil 2023, colocando o Paraná no pódio nacional do concurso de forma inédita. Agora, ela se prepara representar o Brasil no Miss Latina del Mundo 2023, em 13 de outubro, em Punta Cana, na República Dominicana.
Depois de superar 13 candidatas na etapa nacional no Rio Grande do Sul, em Santa Cruz do Sul, em 9 de setembro, Giovanna vai embarcar para o país da América Central no dia 4 de outubro. Enquanto espera a viagem, tem se preparado para atender aos detalhes do certame que, lá, segundo ela, segue estilo mais tradicional e clássico em aspectos como passarela, vestimentas, calçados e outros quesitos.
Traje Pé Vermelho
A miss começou os primeiros trabalhos como modelo em Paranavaí, a 75 quilômetros de Maringá, destino que costumava visitar com frequência e que considera “uma das cidades mais lindas do Brasil”. Natural de Foz do Iguaçu, hoje ela vive no município de Lapa, região histórica metropolitana de Curitiba.
Em razão do carinho que sente pelas regiões noroeste e norte do Paraná, em uma das fases do concurso Giovanna apostou no traje típico inspirado na expressão Pé Vermelho, usada para designar pessoas de regiões mais ao norte do Paraná, seja pelo pé ou pelo calçado manchado de terra vermelha.
Representatividade
Além de cursar Engenharia Civil e de trabalhar na instituição onde estuda, Giovanna atua como modelo sem agenciamento, de forma independente. Nos próximos dias, conta que estará focada em lapidar suas habilidades para a etapa em Punta Cana.
“Brincamos que sou uma miss invicta. Ganhei a etapa municipal, estadual, nacional e, agora, com o apoio da minha família, principalmente, estamos confiantes em conquistar o Miss Latina del Mundo. O preparo envolve performance de passarela, vestimentas, calçados e, acima disso, comportamento, essência, personalidade e representação da mulher latina”, diz.
Mais do que um concurso que ressalta a beleza, para Giovanna, que tem sempre consigo uma bandeira do Paraná, o Miss Latina é uma plataforma importante para dar voz às mulheres da América Latina e para disseminar a cultura e a história locais.
“É muito mais que estética. É uma chance de mostrar para o mundo a representação cultural do Paraná e a nossa história, que é muito rica. E, de forma mais específica, é o momento de representar a força da mulher e da mulher paranaense”, diz.
A estudante diz que tem como uma das missões reforçar a luta por direitos igualitários e tornar conhecidos os direitos das mulheres.
“Somos avaliadas em nossa essência, no nosso tratamento com as pessoas, na nossa simpatia, educação e comunicação. Aliás, é a comunicação a habilidade que ajuda a disseminar mais consciência sobre os diretos das mulheres, que muitas não conhecem, que ajuda a conquistar direitos igualitários e que ajuda a levar adiante informações sobre a nossa história e cultura.”
Além do sonho de ser coroada Miss Latina del Mundo, Giovanna quer concluir Engenharia Civil para ajudar as pessoas. “Precisei parar por alguns períodos para contribuir com a família, mas quero ajudar a construir sonhos, ser a melhor engenheira do Brasil”, projeta.
O concurso Miss Latina del Mundo
O Miss Latina del Mundo existe desde 1981 e celebra a herança latina. Assim, aceita não apenas candidatas nascidas em países da América Latina, mas que possuam ascendência e que honrem a cultura latina.