Ações de conscientização, que inclui uma caminhada e distribuição de material educativo na Praça São José, vão marcar a abertura, neste sábado (2), da campanha nacional “Setembro Amarelo” em Campo Mourão. O movimento é voltado a prevenir o suicídio.
Em tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde no calçadão da praça, das 9 às 11 horas, serão realizadas ações educativas, distribuição de brindes, entre outras orientações, em parceria com universidades e motoclube.
“Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave que é o suicídio”, reforça a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak. A campanha continua durante o mês com orientações profissionais em vídeos nas redes sociais do município e palestras nas escolas.
O dia 10 é, oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. A OMS estima que praticamente todos os casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.