A cada 10 anos um enorme cavalo de madeira chamado “Ros Beiaard” faz sua entrada triunfal em Dendermonde, cidade da Bélgica, montado pelos quatro “Heemskinderen”, interpretados por quatro irmãos originários do local, e precedidos por 3 gigantes chamados “Indianos” , “Marte” e “Golias”.
As origens do cavalo gigante remontam à saga medieval dos Quatro Heemskinderen, que conta a história de uma aposta entre Lodewijk, filho de Carlos Magno, e os quatro filhos de Aymon, senhor de Dendermond, vencida por este último.
Beiaard, o cavalo de Lord Aymon e seus 3 irmãos, era considerado mágico porque entendia a linguagem dos homens e conseguia ajustar seu tamanho de acordo com quem o montava. O cavalo salvou Lord Aymon repetidas vezes do cruel Carlos Magno, mas depois de anos de conflito, este último prevaleceu e pediu, em troca de paz, que Beiaard fosse afogado.
Os irmãos, sem escolha, amarraram uma pedra no pescoço do cavalo e jogaram-no no rio, mas Beiaard conseguiu escapar para a floresta.
Por isso se tornou protagonista indiscutível do espetacular desfile medieval, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O cavalo tem mais de 4 metros de altura e mais de 5 metros de comprimento, pesa cerca de 800 kg, sua cabeça é de carvalho e durante o desfile é embelezada com uma pluma ornamental composta por penas vermelhas e brancas, as cores da cidade.
Embora ele só retorne a Dendermonde a cada 10 anos, todo mês de agosto gigantes e cidadãos em trajes medievais desfilam pelas ruas da cidade, aguardando seu retorno triunfante.