Temporal em Bardonecchia, situada nos arredores de Turim, deixou cinco pessoas desaparecidas e 120 desalojados
A cidade italiana de Bardonecchia, situada nos arredores de Turim, foi atingida por um tsunami de lama durante um temporal na noite deste domingo. A catástrofe ambiental resultou em cinco pessoas desaparecidas e 120 desalojadas.
Testemunhas relataram ter ouvido “um estrondo e depois [visto] uma onda de 7 metros de altura”. Um vídeo registrou o momento em que o tsunami de lama transbordou o trecho canalizado do Riacho Frejus e invadiu as ruas de Bardonecchia.
Por pouco, as pessoas que estavam no local não ficaram feridas. A força da lama derrubou árvores, arrastou veículos e destruiu muros.
De acordo com a agência italiana Ansa, quando chegou a uma área aterrada, a lama cobriu os sinais de trânsito e os carros estacionados. A agência informou ainda que dezenas de veículos foram arrastados rio abaixo e prédios de apartamentos, incluindo hotéis, ficaram inundados.
A prefeita Chiara Rossetti explicou que o tsunami formou-se a partir de uma tempestade no alto das montanhas dos Alpes italianos. Uma massa de lama e água foi levada para o leito do Frejus, que passou de um “filete de água” a uma enorme onda de lama.
Com: O Globo e Youtube