[the_ad_group id="3495"]

Campo Mourão terá seminário do Crea-PR sobre receituário agronômico, nesta quinta (3/8)

Objetivo é atualizar profissionais e acadêmicos sobre a temática

Profissionais que atuam na área de prescrição de receituário agronômico e acadêmicos de Agronomia podem se inscrever para participar, nesta quinta-feira (3), do seminário regional “Os Desafios na Prescrição do Receituário Agronômico e as Responsabilidades do Profissional”. A participação é presencial e gratuita, com emissão de certificado. As inscrições devem ser realizadas AQUI!

O evento será o auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM), na Avenida Irmãos Pereira, nº 277, das 08h às 12h. O objetivo é conscientizar os profissionais da Agronomia sobre as responsabilidades na prescrição do receituário agronômico e uso de agrotóxicos.

Lucas Gouvea Vilela Esperandino é Conselheiro do Crea-PR por meio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM). “O tema do nosso seminário é de grande relevância. Iremos reunir profissionais e especialistas do setor agrícola para discutir sobre essa questão fundamental que é a correta prescrição do receituário agronômico. É isso que garante a segurança dos alimentos, a proteção do meio ambiente e a produtividade sustentável na agricultura”, comenta.

A gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Viviane Hannebauer, ressalta detalhes dos receituários técnicos, o que reforça a necessidade de conhecimento e debates acerca do tema. “O receituário agronômico é documento obrigatório que acompanha a compra e venda de defensivos agrícolas e contém recomendações técnicas de uso. Seu principal objetivo é garantir a prescrição correta dos defensivos agrícolas, minimizando o uso inadequado desses produtos e os riscos de sua aplicação e deve ser emitido considerando as informações constantes nas bulas dos produtos, seguindo as recomendações dos fabricantes e das legislações dos órgãos competentes. Deve ser prescrito por profissionais legalmente habilitados e registrados, competentes para determinar a prescrição e comprometidos com a defesa da sociedade”.

A primeira palestra ficará sob o comando do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Meio Ambiente/Promotoria de Meio Ambiente Local, que irá abordar as “Ações do Ministério Público do Paraná/Justiça relacionadas ao processo do Receituário Agronômico conectadas à defesa da sociedade”.

A segunda palestra terá como tema “A importância do receituário agronômico para mitigar resíduos de agrotóxicos nas águas, nos solos, nos alimentos e riscos à saúde humana” e será ministrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Na sequência, será realizada a palestra “Implementação do receituário agronômico integrado às boas práticas de campo”.

Finalizando o evento em Campo Mourão, haverá a apresentação da agente de Fiscalização do Crea-PR Regional Maringá, Engenheira Agrônoma Rosane Pereira Scapin, com informações sobre as atividades fiscalizatórias.

Os próximos eventos no Paraná estão programados para ocorrer em Londrina (15/08), Toledo (05/09), Irati (27/09), Curitiba (17/10).

Fonte: CREA/PR

Sair da versão mobile