[the_ad_group id="3495"]

Argentina Catena Zapata é a melhor vinícola do mundo; veja a lista das 10 primeiras

Bodega ficou em primeiro lugar no Word’s Best Vineyards; resultado foi divulgado em Rioja, na Espanha

Catena Zapata, em Mendoza, é eleita a melhor vinícola do mundo — Foto: Divulgação

A argentina Catena Zapata foi eleita a melhor vinícola do mundo pelo Word’s Best Vineyards. O resultado foi divulgado, nesta quarta-feira, em Rioja, na Espanha. A vinícola foi fundada em 1902 e fica em Mendoza, epicentro da produção dos grandes vinhos argentinos. A Catena tem vinhos com pontuações elevadas pelos mais diferentes críticos mundiais. Nenhuma brasileira está na lista das 50 melhores.

Fundamental para o Malbec ganhar o mundo

“A Bodega Catena Zapata é uma força motriz na produção de vinhos argentina. Uma vinícola que desempenhou um papel fundamental em ressuscitar o Malbec, colocando os vinhedos de Mendoza mais alto no sopé dos Andes e mergulhando profundamente nos muitos terroirs do país. A família até fundou o Instituto Catena para examinar cientificamente todos os aspectos dos solos, rochas e microorganismos locais e seus efeitos nas vinhas”.

“As qualidades visionárias de Nicolás Catena Zapata e sua filha Laura os levaram a produzir alguns dos vinhos mais aclamados da Argentina e estabelecer o que muitos consideram um grand cru da América do Sul, o imponente Vinhedo Adrianna, que fica a 5.000 pés acima do nível do mar. Os gloriosos Malbecs e os cintilantes Chardonnays roubam a cena a cada degustação, mas nada se compara a experimentá-los no próprio lugar em que são feitos, acompanhados de música ou com uma refeição perfeitamente harmonizada no restaurante Angelica”, diz o texto sobre a escolha da campeã.

A espetacular arquitetura da espanhola Marqués de Riscal — Foto: Divulgação

A espanhola Vinos de los Herederos del Marqués de Riscal, de Rioja, com sua impressionante arquitetura futurista, arrebatou o segundo lugar na lista mundial e foi também o melhor vinhedo da Europa.

A vinícola chilena VIK — Foto: Divulgação

chilena VIK é a terceira colocada. A Creation Wines, da África do Sul, ficou em quarto lugar e é a vencedora geral africana.

A Creation Wines, da África do Sul — Foto: Divulgação

A Argentina foi o país com mais vinícolas no top 10. Além da Catena, tem ainda a Bodegas Salentein (número nove), considerada o coração e a alma dos vinhos do Vale do Uco, e a El Enemigo (número 10) que reúne tradição e inovação.

A Bodega Garzón está entre as dez melhores vinícolas do mundo — Foto: Divulgação

O Novo Mundo dominou as dez primeiras colocações da lista. Além da Argentina e da África do Sul, Chile teve duas premiadas, a já mencionada VIK e a Montes (7ªcolocação). A uruguaia Garzón ficou em sexto.

Do Velho Mundo, marcaram presença no ranking além da Espanha: França, com o Château Smith Haut Lafitte, e a Alemanha, com a Schloss Johannisberg.

O evento de divulgação da lista ocorreu com convidados de todo o mundo na Bodegas Beronia, em Rioja Alta. A marca é uma das vinícolas mais sustentáveis ​​da Europa. Rioja é considerada a melhor região vinícola da Espanha.

Confira a lista das 10 melhores vinícolas do mundo

1 – Catena Zapata – Argentina

2 – Marqués de Riscal – Espanha

3 – VIK – Chile

4 – Creation Wines – África do Sul

5 – Château Smith Haut Lafitte – França

6 – Bodega Garzón – Uruguai

7 – Viña Montes – Chile

8 – Schloss Johannisberg – Alemanha

9 – Bodega Salentein – Argentina

10 – El Enemigo – Argentina

O GLOBO

Sair da versão mobile