Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Campo Mourão que participaram da formação do Programa Saúde com Agente receberam nesta quinta-feira (6) os certificados de conclusão do curso. O evento de encerramento foi realizado na sede da Comcam.
O Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido do País. É a metodologia de aprendizagem nas modalidades presencial e à distância, de forma integrada.
O Programa foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.
A carga horária é de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.