Desde 1985, o dia 10 de julho é conhecido como o Dia Nacional da Pizza. Tudo começou em São Paulo através de um concurso que escolheu as 10 melhores receitas de muçarela e margherita.
Caio Luis de Carvalho, secretário de turismo de SP na época, empolgado com a repercussão do evento, escolheu o dia do encerramento como a data oficial da comemoração.
Diferente do que é pensado popularmente, a pizza não é um prato típico italiano, mas sim árabe. Sua popularização ocorreu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil através de imigrantes italianos.
Do Egito ao Brasil
A pizza não tem uma data exata para sua criação, mas a teoria é de que sua receita teve início entre o povo hebreu e o povo egípcio, a mais de 6 mil anos. Eles foram os primeiros a misturar a farinha com água, resultando na massa fina e circular conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”.
A famosa pizza só veio a ficar popular em território italiano anos depois, quando os napolitanos aprimoraram a receita com trigo e novos tipos de cobertura.
Já o tomate entrou em cena por volta do século 16, vindo diretamente da América, continente em que o prato ganhou ainda mais destaque durante o final da 2ª Guerra Mundial.
Mas o ‘jeitinho brasileiro’ tomou conta da receita após imigrantes italianos desembarcarem no Brasil nos anos 50, e desde então a pizza se tornou uma queridinha do país.