A capilarização da entidade através da criação de núcleos nos municípios que compõem a sua base territorial é uma das ações inovadoras iniciadas neste ano pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg). Na noite desta terça-feira (4/7) foi instituído o núcleo de Águas de Jurema, no Município de Iretama.
É o segundo núcleo implantado pela Cmeg/Campo Mourão. O primeiro foi criado recentemente na cidade de Engenheiro Beltrão. “O empreendedorismo feminino está presente, de forma marcante, em todas as cidades, independentemente do porte da localidade. Daí a importância da criação desses núcleos. É importante que esse segmento empresarial tenha uma entidade que o represente na defesa de seus interesses e que proporcione apoio para a expansão dos negócios”, explica a presidente da Cmeg/Campo Mourão, Ester de Abreu Piacentini.
Águas de Jurema
Miriam Márcia foi empossada como diretora interina do núcleo de Águas de Jurema e o evento – prestigiado por dezenas de empreendedoras da localidade – também contou com a realização do workshop “Motivação para o Trabalho”, ministrado por Fernanda Reigota. Boa parte das integrantes da diretoria da Cmeg/Campo Mourão participou do encontro, que teve ainda a presença do gerente executivo do Senac de Campo Mourão, Reginaldo Coelho.
Coube a presidente Ester de Abreu Piacentini expor as origens da Cmeg, que constitui-se em um braço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio, Sesc Senac. Também falou do trabalho desenvolvido há 14 anos pela Cmeg/Campo Mourão, destacando a realização de cursos, rodadas de negócios, visitas técnicas, workshops e outros eventos.
O encerramento do encontro foi marcado por um coffe break.
Cmeg
A participação feminina nas empresas está em crescente ascensão e 22 cidades paranaenses contam com unidades da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg). As filiadas à entidade participam de cursos, palestras e encontros que incentivam o aprimoramento pessoal e profissional da mulher empresária.
Estabelecer um fórum de discussão entre as mulheres empreendedoras e gestoras do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná é a missão da entidade. Entre os seus objetivos estão o desenvolvimento do espírito associativista e promoção da capacitação profissional das filiadas e colaboradores.
Em várias oportunidades, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o vice-governador Darci Piana, tem destacado que “fundar a Câmara da Mulher Empreendedora foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema”. Na época, 38 por cento das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias’, ressaltou Piana.
A primeira Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios foi instalada em 2006. A coordenadora estadual da Cmeg PR é Cláudia Regina Colpi.