[the_ad_group id="3495"]

PF impede que brasileiro se junte ao Estado Islâmico

Homem foi preso no portão de embarque internacional do aeroporto Internacional de Guarulhos; Estado Islâmico é um grupo radical sunita, uma das vertentes do islamismo, que atua em áreas da Síria e do Iraque

A Polícia Federal prendeu um brasileiro no momento em que ele ia deixar o país para se juntar ao Estado Islâmico, na madrugada de domingo (11).

A PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte contra o homem que pretendia deixar o país para se juntar à luta do grupo terrorista Estado Islâmico.

A prisão ocorreu no portão de embarque internacional do Aeroporto Internacional da Guarulhos em São Paulo. Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São José dos Campos (SP) e Barbacena (MG), nesta segunda-feira (12).

A investigação apura a conduta criminosa de integrar e promover organização terrorista prevista na Lei nº 13.260/2016, com pena de reclusão de cinco a oito anos e multa, ressaltando que o crime de terrorismo é considerado hediondo pela legislação nacional.

Estado Islâmico

O Estado Islâmico é um grupo radical sunita, uma das vertentes do islamismo, que atua em áreas da Síria e do Iraque.

O grupo foi criado a partir da vertente iraquiana da Al-Qaeda, responsável por planejar e executar os ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Sua fundação começou com a queda de Saddam Hussein no Iraque e cresceu depois da guerra civil na Síria, quando seus membros se uniram aos rebeldes contra o governo de Bashar al-Assad.

O grupo domina territórios, persegue minorias religiosas e realiza ataques terroristas em diversos países.

FOLHAPRESS

Sair da versão mobile