Em vídeo, a mulher desabafa após o acontecido: ‘Além de tudo, é um alerta, porque a sempre acha que essas coisas não vão acontecer com a gente’
Um vídeo que viralizou recentemente no TikTok mostra uma jovem com o olho machucado após fazer um procedimento de extensão de cílios. O erro durante a aplicação deixou o produto conhecido por “gel pad” encostando diretamente no globo ocular da vítima, provocando irritação na conjuntiva.
A autora do post, Marcelle Santos, pediu à profissional de beleza por “cílios com volume russo”, mas após o processo, o resultado não foi exatamente o que ela esperava. Nem no resultado final, que ela chamou volume “extremo” e nem na vermelhidão.
— Coloquei cílios ontem e a extensionista machucou o meu olho. Estão vendo essa linhazinha branca no meio da vermelhidão? Esse é o machucado. Pode ver que está bem grande — a jovem diz enquanto mostra o machucado.
@marcellesantos Vejam vem com qual extencionista voces vao colocar os cilios de vocês pa sou a prova viva de que é algo extremamente perigoso!! #cilios #ciliosposticos #ciliosdeboneca #ciliosfioafio #ciliosperfeitos #lashextensions #extensaodeciliosfioafio #extensaodecilios #extensaodeciliosvolumerusso #extensaodeciliosemcasa ♬ som original – Marcelle Santos
“Vejam com qual extensionista vocês vão colocar os cílios de vocês porque eu sou a prova viva de que é algo extremamente perigoso”, ela alerta na legenda do vídeo.
— Além de tudo, é um alerta, porque a sempre acha que essas coisas não vão acontecer com a gente — desabafa.
As extensões, que podem ser fio a fio (efeito natural cílios longos) ou volume russo (mais volumosa), têm ganhado o coração das brasileiras se tornou famosa por substituir o uso os cílios postiços, que precisam ser retirados horas depois. O valor para aplicar a extensão varia de R$150,00 a R$240,00. A manutenção dos fios deve ser feita a cada 30 dias.
O que dizem os especialistas sobre o procedimento?
Lucas Monferrari, professor e oftalmologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, afirma que o caso relatado demonstra um dos riscos desse tipo de técnica invasiva para fins estéticos.
— De modo geral, por ser um procedimento estético, não traz benefício direto nenhum para o olho. Pode trazer para a autoestima, mas são vários os riscos de malefícios. No caso dessa menina do TikTok foi uma conjuntivite química — aponta.
O médico analisa o caso como “poderia ter sido pior”, pois não afetou diretamente a região da córnea, onde uma infecção poderia ter tornado a situação irreversível. Os riscos se apresentam, de acordo com o especialista, nesses pequenos erros causados pelos profissionais, porque a região é muito sensível.
Já Paulo Schor, oftalmologista com doutorado pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), explica que para além dos riscos de possíveis erros durante a aplicação, o mais importante é uma conscientização desse público sobre o uso do recurso estético.
— Esses mecanismos que se acoplam ao nosso organismo, como o cílios, precisam ser entendidos como corpos estranhos em contato com o corpo da gente. Então, é preciso ter muita atenção, porque está perto de uma área muito sensível — orienta.
Segundo ele, as extensões devem ser tratadas com a mesma seriedade que uma lente de contato. A higienização constante deve ser o maior foco desses cuidados, porque grandes quantidades de cílios tendem a acumular muita sujeira. Uma boa opção é sempre lavar os cílios com água em movimentos leves.
— O entrelaçamento de fios que vai fazer com que a higiene local seja pior, vai acumular mais gordura, corpo estranho, célula, poeira. Se não for bem cuidado, isso pode causar alergias locais em contato com regiões próximas. Pode gerar até mesmo uma infecção — recomenda.
Paulo também recomenda sempre procurar um oftalmologista ao menor sinal de vermelhidão ou irritação o quanto antes:
— Se tiver qualquer tipo de machucado após a aplicação, não é normal. Tem que consultar o oftalmologista imediatamente.
Para que servem os cílios?
Os cílios servem um pouco para proteger corpos estranhos, como se fosse uma cortina ou uma aba de um chapéu. Eles funcionam como barreiras naturais para impedir a entrada de microrganismos e poeira nos olhos.
Em cada pálpebra estão presentes de 100 a 200 deles, todos em constante crescimento. Por suas funções ligadas à saúde do olho, o cuidado com os cílios naturais deve ser constante.