O presidente da Alep, Ademar Traiano, entregou uma menção honrosa ao Crea-PR
No Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (19), em homenagem aos 89 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, o Crea-PR apresentou 25 propostas de projetos de lei ao legislativo paranaense. O documento contou com a colaboração de 150 profissionais da área e está disponível para consulta dos parlamentares e da população na página do Crea-PR, ou diretamente no endereço: agendaparlamentar.crea-pr.org.br. Ao final da sessão, o presidente da Alep, Ademar Traiano, entregou uma menção honrosa ao Crea-PR.
A sessão foi presidida pelo presidente da Alep, Ademar Traiano, e contou com a participação do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, do secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, do presidente da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, deputado Fábio Oliveira, do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger. E profissionais das engenharias, agronomia e geociências lotaram a galeria superior da Casa de Leis.
Entre as 25 propostas estão a criação da Política Estadual de realização de vistorias técnicas periódicas nas edificações, o incentivo a utilização de pavimentos sustentáveis nas zonas urbanas, a iniciativa para a regularização dos cabos irregulares em postes de energia elétrica e a proposição que prevê controle de poluição e mais segurança em restaurantes.
Para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) desempenha um papel essencial no contexto econômico do Estado do Paraná, ao participar ativamente de projetos de grande porte ao longo dos seus 89 anos de existência. Segundo ele, a contribuição da autarquia é fundamental para consolidar o Paraná como uma economia robusta e sustentável, graças aos bons projetos que foram desenvolvidos sob a égide do Crea-PR.
“O Crea-PR tem uma função primordial na defesa incansável desses grandes projetos, garantindo sua sustentabilidade. Não se trata apenas de realizar grandes obras, mas também de ter a visão de que é possível conciliar esses projetos com a preservação do meio ambiente. O Crea-PR busca sempre o interesse coletivo, em especial a sustentabilidade do nosso estado, ao adotar uma abordagem criteriosa e cuidadosa em relação à preservação ambiental”, afirmou Traiano.
Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR, que entregou nas mãos de Ademar Traiano, presidente da Casa, o caderno contendo as 25 propostas, destacou e agradeceu a participação dos 150 profissionais do Crea-PR na elaboração do documento. Segundo ele, o caderno contribui para a elaboração de projetos de lei que tragam mais segurança e qualidade de vida aos paranaenses.
“Esse conjunto de contribuições é fruto do trabalho da governança corporativa do Crea-PR, que percorre as regiões para ouvir os profissionais que estão na base, por meio dos vários colegiados e comitês representados”, enfatizou.
Já o deputado estadual Fábio Oliveira , presidente Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável lembrou do aniversário de um ano da criação do colegiado e deu destaque para a parceria do Crea-PR com o legislativo paranaense.
“É um caminho de duas mãos. Nós, como legisladores, precisamos fazer os melhores projetos de lei, para que possamos fazer, através deles, diferença no cotidiano do paranaense. O legislador precisa fazer lei baseado em informações técnicas”, disse o deputado.
O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, lembrou o aniversário de 89 anos do Crea-PR. Ele também destacou o trabalho da autarquia, em parceria com o Governo do Paraná, através da Secretaria de Turismo, e do Instituto Água e Terra.