Proporcionar conhecimento, debater e compartilhar experiências diretas entre cooperados, equipe técnica e os pesquisadores de diversas instituições estão entre os objetivos do 17º Encontro de Inverno na Fazenda Experimental da Coamo, evento realizado entre 13 e 15 de junho, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.
Cerca de 1,5 mil produtores associados de todas as regiões da Coamo tiveram acesso a temas relacionados a diferença entre os fertilizantes e suas aplicações; Manejo e identificação de plantas daninhas em pastagens; Estratégias para o manejo de doenças no trigo; Milho segunda safra: identificação e controle de doenças; e Tour técnico ao Laboratório de Análise de Sementes.
Além das estações de pesquisa, o Encontro de Inverno contou com a realização da Feira de Negócios Coamo, que apresentou uma ampla exposição de máquinas e produtos das empresas parceiras da cooperativa. Os cooperados puderam conferir de perto as últimas novidades em equipamentos agrícolas, implementos e insumos, além de conhecerem as soluções oferecidas por diversas empresas do setor.
“A Coamo é voltada para as necessidades dos cooperados e este encontro é prova disso. São 17 edições de disseminação de conhecimento para que os associados possam produzir mais e melhor, com modernas tecnologias e orientações corretas da nossa equipe da assistência técnica, estabelecendo contato direto entre pesquisadores e técnicos que fazem toda a diferença”, explica o engenheiro agrônomo e presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini.
O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, conta que a função da Fazenda Experimental é testar as tecnologias previamente antes de oferecer ao quadro social e o objetivo desses encontros é difundir as tecnologias testadas e unir as entidades de pesquisa, cooperados e cooperativa. “É um encontro que congrega tecnologias tanto em equipamentos, variedades e manejo. Então é uma satisfação receber mais de 500 cooperados todos os dias e mais de 270 parceiros na exposição. Tudo isso para cumprir a missão da cooperativa, que é de fato gerar renda de forma sustentável ao nosso produtor. Levamos tecnologia, sustentabilidade e viabilidade para as propriedades.”
Para o gerente Técnico da Coamo, Marcelo Sumiya, a preocupação da cooperativa é compartilhar conhecimento sobre assuntos de interesse dos cooperados que estão sendo preparados para a ocorrência de possíveis problemas com o uso de tecnologias. “Foi assim que, em encontros anteriores, discutimos o tema da cigarrinha e levamos aos produtores técnicas para serem utilizadas por eles no combate a uma das principais pragas do milho.”
Sumiya explica que é grande o interesse dos produtores em participar dos encontros da Coamo, levando em consideração a importância do sistema de produção, que é complexo. “A intensidade do sistema de cultivo oferece desafios. Um exemplo é no combate às pragas. Além disso, estamos sempre buscando visitar estações de pesquisa para compartilhamento de informações úteis para a prática nas propriedades.”