Movimento ampliará atividades para estimular iniciativas inovadoras em 25 municípios
O Sistema Regional de Inovação Centro Ocidental Paranaense (SRI-CO) foi formalizado durante assembleia de fundação realizada em Campo Mourão, nesta semana. O trabalho do grupo tem como objetivo promover e estimular o desenvolvimento da região, com base em ações de fomento à inovação.
A base territorial de atuação do SRI-CO contempla 25 municípios: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziania, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.
O SRI-CO começou em 2019 como um movimento informal de pessoas e de instituições interessadas na pauta de inovação, principalmente em Campo Mourão e em Goioerê, onde há lei em favor da inovação. O grupo vinha realizando eventos de capacitação, de criação de negócios e de soluções, oferecendo apoio e gerando aproximação entre os atores do ecossistema de inovação. Constituído como associação, o SRI terá governança, poderá propor projetos e angariar recursos de editais.
“O SRI nasceu e permanece com o intuito de fomentar e de levar inovação para todos os municípios do território. Seremos um ente regional que representa o ecossistema de inovação e teremos periodicidade de atividades”, explica Sandro Nasser, consultor do Sebrae/PR, uma das instituições que vêm atuando na organização do SRI.
Nasser ressalta que um dos objetivos é fomentar a inovação e apoiar ações desta natureza em todos os municípios do território.
“O SRI é uma associação aberta, que sempre receberá novos membros, sejam pessoas físicas, instituições, sindicatos, cooperativas, empresas, entre outros. Estamos convidando. Queremos que o movimento ganhe corpo, para que mais atividades ocorram e contribuam para o desenvolvimento regional”, comenta o consultor.
Segundo o professor Rafael Pequito, presidente do movimento, o passo dado pelo grupo mostra amadurecimento do ecossistema de inovação, além de guiar as iniciativas na área.
“Queremos filiar mais municípios, além de Campo Mourão e Goioerê, incentivando que discutam a criação de leis municipais de inovação. Iremos ajudar em propostas de lei e levar maratonas de ideação e eventos do gênero a cidades que nunca tiveram esse tipo de ação, mantendo o trabalho que temos realizado”, anuncia Pequito.
Edson Carlos de Almeida empreende há 18 anos na área de informática, em Goioerê. Ele assume a diretoria de Goioerê do SRI-CO elencando prioridades.
“A formalização dará mais credibilidade ao movimento. Nosso papel será atrair para nossa cidade, e outras no nosso entorno, mais oportunidades de inovação. A ideia é trabalhar a inovação em todas as frentes, não apenas no setor de tecnologia, a exemplo do agro, que é a força do nosso município”, diz Almeida.
Diretoria:
Presidente: Rafael Pequito; Vice-presidente: Rogério Tonett;
Financeiro: Francisco Carlos Ricci;
Secretária: Aline Pancera;
Agronegócio: Frederico Stellato Farias. Vice-diretor: Fabrício Bueno;
Ambientes de Inovação: Lídia Mizote;
Educação: Dâmares Ferreira;
Indústria: Fernando Mizote;
Saúde: Fabrício Pelloso;
Startups: Guilherme Castro Diniz. Vice-diretor: Marcus Laurani;
Regional de Goioerê: Edson Carlos de Almeida;
Conselho fiscal: Sandro Nasser. Vice-diretor: Sergio Luiz Maybuk.
Fonte: Sebrae/PR