Campo Mourão está na lista dos seis municípios paranaenses classificados na Estratégia Nacional DTi Brasil, ficando na frente de cidades paranaenses como Cascavel, São José dos Pinhais, Maringá e Guarapuava. Além disso, é a 21ª cidade no ranking nacional, resultado divulgado pelo Ministério do Turismo na sexta-feira (26), como Destino Turístico Inteligente.
Para fazer parte dos Destinos Inteligentes, o município necessita resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias. Campo Mourão participou por meio de edital do Ministério do Turismo, desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e Curso de Turismo da UNESPAR.
“Uma das linhas de evolução para o DTi é conhecimento, tecnologia e inovação e, nesta direção que levou Campo Mourão a ser bem classificado”, explica o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Atualmente o munícipio possui um ecossistema de inovação em desenvolvimento composto por sete habitats de inovação. Também é destaque entre as 10 cidades do estado com mais número de startups e possui empresas de relevância internacional, o que torna a cidade polo de turismo de negócios.
No mês de março, Campo Mourão participou como expositor de uma feira mundial de cidades inteligentes, realizada em Curitiba. O município foi convidado por estar entre as cidades do Estado referência em ecossistema de inovação.