A Academia Mourãoense de Letras completa 21 anos no domingo, dia 21 de maio. A instituição foi instalada em 2002, em evento no Teatro Municipal, presidido pelo acadêmico Túlio Vargas, da Academia Paranaense de Letras, quando empossou solenemente os primeiros dez membros fundadores e seus respectivos patronos de cadeiras, oficializando o professor Rubens Luiz Sartori na presidência da primeira gestão.
Quando foi fundada, a instituição foi concebida estruturalmente como a Academia Francesa, Academia Brasileira de Letras e Academia Paranaense de Letras, ou seja, composta por 40 cadeiras, reunindo escritores expoentes da região, cada uma com um Patrono, Fundador e, no caso de vacância, os ocupantes.
Desde o dia 11 de fevereiro de 2023 é presidida pelo historiador Jair Elias.
Entre os projetos que serão desenvolvidos pela AML destaca-se a exposição “Palavras de Campo Mourão”, que vai homenagear escritores locais e o prêmio Aracyldo Marques, que será entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra.
Internamente, um processo interno vai escolher o ocupante da cadeira 24, que recebeu um número histórico de candidaturas.
Em novembro, Campo Mourão recebe o Encontro Estadual de Academias de Letras do Paraná, evento esse que será organizado pela AML em parceria com a Fundação Cultural de Campo Mourão.